Topo

Bala na Cesta

Cinco motivos pra acreditar que o Celtics pode fazer uma final do Leste equilibrada contra o Cavs

Fábio Balassiano

17/05/2017 06h00

O Boston Celtics não teve muito tempo pra comemorar. Venceu o Washington Wizards na segunda-feira no jogo 7 da semifinal da conferência e nesta quarta-feira abre o seu ginásio às 21h30 (Sportv) para dar início à grande final do Leste diante do favoritíssimo Cleveland Cavs.

Na temporada regular foram 3 vitórias do time de LeBron James contra apenas uma do de Isaiah Thomas. Mas será que, como mostra o retrospecto da primeira fase mostra, o confronto será fácil pro Cavs? Eu não aposto nisso. E listo abaixo cinco motivos para acreditarmos que o Boston pode, sim, equilibrar o duelo contra o atual campeão da NBA.

1) Mando de quadra -> Time com melhor campanha do Leste na fase regular, o Boston tem o mando de quadra nesta final do Leste contra o Cleveland. Ou seja: nesta melhor de sete jogos, os Celtics têm direito a fase quatro partidas no TD Garden. Um dado positivo é que depois de ter perdido as duas primeiras partidas do playoff contra o Chicago em casa os verdinhos venceram cinco seguidas diante de seus torcedores (uma contra o Bulls e as quatro contra o Wizards). Se nunca é bom jogar em Boston, contra um rival empolgado e confiante é ainda pior.

2) Isaiah Thomas imarcável -> Com 1,75m de altura e a confiança nas nuvens, Isaiah 25,4 pontos, 44% nos chutes e 6,5 assistências de média neste playoff. Nos quatro jogos contra o Cleveland na temporada regular seus números sobem para 29,5 pontos, 49% nos arremessos e 6,5 assistências. Contra o Wizards a marcação do físico John Wall causou problemas ao baixinho, mas do lado otimista da coisa dá pra dizer que o "clássico e fino" Kyrie Irving não causará tantos danos assim a Thomas.

3) Kelly Olinik -> O canadense é a arma ofensiva mais forte do Boston vindo do banco e tem feito um playoff fenomenal. Anotou 26 pontos no jogo 7 contra o Wizards, tem se tornado uma confiável arma jogando como "quatro aberto" e causará inúmeras dificuldades a defesa do Cleveland. Some-se a isso o fato de haver um fator de rivalidade grande em relação a Kevin Love, com quem Olynik se engalfinhou em 2015. O canadense tirou Love dos playoffs daquele ano quando se enroscou e deslocou o ombro do ala do Cavs.

4) Defesa sufocante -> Avery Bradley e Jae Crowder são dois dos melhores defensores de perímetro da NBA. Se obviamente é fácil imaginar que Isaiah Thomas seja uma presa fácil para quem o ataca, o mesmo não se pode dizer de quem é vigiado por Crowder ou Bradley. Eles terão a inglória missão de marcar a ninguém menos que LeBron James. Só isso…

5) A tradição do Boston Garden -> O ginásio em Boston é um dos mais tradicionais do esporte americano. É bem possível que a torcida esteja incendiária a partir de hoje e a chance do time chegar à primeira final desde 2010, quando perdeu do Los Angeles Lakers. Nenhuma arena na NBA carrega tanta tradição quanto o eterno Boston Garden, hoje chamado de TD Garden.

No final das contas, pra azar do Boston, acredito que o Cleveland faça 4-2 e avance pela terceira vez seguida à decisão da NBA.

E você, acredita no quê? Quem vence a conferência Leste?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.