Topo

Bala na Cesta

Chega ao fim a espetacular temporada de Russell Westbrook na NBA

Fábio Balassiano

26/04/2017 00h01

Chegou ao fim o histórico campeonato de Russell Westbrook na NBA. Autor de 42 triplos-duplos e a média de TD na temporada regular, o armador viu o seu Oklahoma City Thunder ser eliminado há instantes pelo Houston Rockets na derrota por 105-99. O Rockets, que mais uma vez contou com brilhante atuação do brasileiro Nenê (14 pontos e 7 rebotes), fechou o duelo em 4-1 e enfrentará o vencedor de San Antonio Spurs e Memphis Grizzlies.

Em um jogo que serve de resumo de tudo o que foi a temporada do OKC, Westbrook teve anormais 47 pontos, 11 rebotes e 9 assistências (quase a metade dos pontos de seus companheiros), enquanto os demais titulares somaram módicos 30 pontos. Victor Oladipo, que renovou seu contrato recentemente com a franquia por surreais US$ 84 milhões pelos próximos quatro anos, por exemplo, teve 4/17 nos arremessos e 10 pontos nesta terça-feira. No confronto, média de 11 pontos e 28% nas bolas de três. Muito pouco para quem deveria se colocar como segundo melhor jogador do time.

Oladipo é o nome mais claro e que exemplifica quão horrível é o elenco de apoio que Russ teve nessa temporada, motivo pelo qual ele teve que "inflar" suas performances para colocar o Thunder nas costas durante 87 jogos (82 da fase regular e estes cinco dos playoffs). Um grupo de jogadores dispensados de times fracos ou medianos (Oladipo mesmo veio do Orlando, e Taj Gibson e Doug McDermott, do Bulls), jovens (Alex Abrines, Domantas Sabonis e Steven Adams) e outros não mais que regulares (Enes Kanter e Andre Roberson – porque sou educado aqui, hein…). Quem viu o jogo desta terça-feira em Houston sabe do que estou falando. O Oklahoma, com o camisa 0 em quadra, liderava a partida até o final do terceiro período por cinco pontos (na volta do intervalo ele anotou 20 dos 33 do time). Westbrook foi tomar um pequeno ar, das uma descansada, e em menos de 3 minutos o Houston abriu 14-2 no último quarto, sacramentou a virada e pavimentou o caminho de sua vitória.

Quem gosta de basquete, quem gosta de presenciar a história, quem gosta de ver grandes jogadores tem que abrir um sorriso e ficar feliz com o que Russell Westbrook fez na temporada 2016/2017 da NBA. Muitíssimas performances fora do normal, incontáveis momentos sublimes, inúmeras vitórias quase que exclusivamente por sua causa.

Agora é esperar pela nomeação do MVP da temporada regular. Em junho a NBA dirá se o prêmio vai para o feito histórico de Russell Westbrook ou para um não menos brilhante James Harden. Vale lembrar que o resultado dessa série não traz interferência alguma para o resultado.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.