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Bala na Cesta

Negócios do Basquete: Gerente de Marketing da Liga fala sobre próximos passos do NBB

Fábio Balassiano

23/09/2016 01h00

Negocios1O Bala na Cesta inicia hoje uma nova seção. Ela se chama "Negócios do Basquete" e tratará dos temas voltados para o que se faz de bom no esporte da bola laranja também fora de quadra. Vocês verão entrevistas, análises, números, ações promocionais e tudo o que pode ser replicado lá de fora aqui dentro da forma que vocês conhecem deste espaço.

Para abrir os trabalhos eu trago uma entrevista com Alvaro Cotta, Gerente de Marketing da Liga Nacional de Basquete. Ele vai falar sobre o II NBB Marketing Summit, evento realizado nesta terça-feira em São Paulo, das expectativas para a temporada 2016/2017, de como pretende angariar fãs da NBA para o basquete nacional (NBB) e de como a relação com os blogueiros e influenciadores tem pautado as discussões e os caminhos da LNB. Divirtam-se!

nbbmktg200BALA NA CESTA: Primeiro queria que você falasse sobre o II NBB Marketing Summit, evento realizado nesta terça-feira em São Paulo para mais de 400 pessoas. Qual a sua avaliação?
ALVARO COTTA: O encontro é voltado para o mercado publicitário e o objetivo é reforçar a história da Liga Nacional de Basquete, mostrar o que a LNB conseguiu, as conquistas de um ano para o outro, os números, tudo isso. E acho que atingimos isso. Foi mais um evento prestigiado, com a mensagem sendo transmitida da maneira que queríamos.

nbbmkt6BNC: Qual a expectativa da Liga em relação ao marketing dos clubes, mais públicos, mais fãs, essas coisas de fora das quadras?
ALVARO: Todo trabalho que a gente faz visando esse processo de transformação de marketing pensamos a médio e longo prazo. Os resultados dificilmente a gente conquista em uma temporada. Tendo em vista o trabalho que vem sendo feito nos últimos anos esperamos alcançar um engajamento maior do público, aumentando a média de torcedores nas partidas e trabalhando melhor a promoção dos espetáculos. O mais interessante disso tudo é que a gente percebe nos clubes uma clara intenção de oferecer aos torcedores uma atração além das quatro linhas. Isso também tem o lado da experiência do boca a boca. Tem uma família que vai, gosta, comenta com a outra. Às vezes brinco que estamos vivendo uma revolução silenciosa. Quando olharmos, depois, veremos que o NBB com uma nova cara, com uma nova roupagem. Creio que estamos no começo de um processo que a NBA viveu lá atrás. A nossa expectativa, agora falando como Liga, é que a gente consiga explorar cada vez mais esse engajamento nas redes sociais. O Jogo das Estrelas, por exemplo, é um produto promocional da Liga e serve para isso também.

BNC: Já se sabe onde será a edição da temporada 2016/2017?
ALVARO: A gente espera confirmar até o começo da temporada. Data e local. A nossa vontade é que seja em São Paulo mesmo.

BNC: A gente não pôde acompanhar e queria que você falasse como foi o encontro da tarde com o Brendan Donohue, vice-presidente sênior do TMBO (Team Marketing & Business Operations) da NBA? Quais foram as principais dicas que o dirigente da NBA deu?
brendan1ALVARO: O departamento do Brendan (foto) tem como principal atividade auxiliar as franquias da NBA a desenvolver o seu próprio negócio. Ele e sua equipe fazem isso através do compartilhamento de práticas e ideias que funcionam com todas as equipes. Isso serve para que todos ou possam adotar as mesmas estratégias ou que no mínimo saibam o que a outra franquia está realizando no seu dia a dia. Um dos principais pontos que foram abordados foi sobre venda de ingressos e sua importância dentro da NBA. Outro ponto importante foi sobre como é feita, hoje, a venda de patrocínios, com suas oportunidades, informações e negociações com cada segmento. Houve um ótimo trecho do encontro do Brendan em que foi falado sobre relacionamento com a comunidade, que é fundamental para as franquias da NBA. E aqui no NBB vemos o aumento desse aspecto para os times do NBB. Quanto mais o basquete for relevante para a população, tanto no entretenimento quanto pelo lado social ou autoestima para aquelas pessoas da cidade, mais engajamento e participação de empresas o time consegue. Talvez a principal mensagem que tenha ficado foi o quanto as equipes da NBA trabalham na coleta de dados visando sempre o desenvolvimento do negócio para todos os envolvidos. Há uma série de relatórios, um sistema bastante abrangente com informações e índices em relação aos pontos-chave para o negócio. Esses resultados são compartilhados entre todas as equipes. Isso serve também como base de comparação e análise por parte da liga. Quanto mais números melhor para ter uma análise mais precisa do cenário e para tratarmos com mais assertividade do que precisa ser melhorado.

nbbmkt3BNC: Um dos pontos mais importantes do que o José Colagrossi, do Ibope Repucom, falou foi sobre como capturar os fãs da NBA pro NBB. Como vocês estão pensando em fazer isso para aumentar a base de fãs de vocês na próxima temporada?
ALVARO: Todo trabalho que vem sendo feito no NBB e pela Liga Nacional tem o objetivo final de angariar mais fãs e superfãs para o esporte. Essa estratégia, ou oportunidade que a gente tem de angariar esses fãs da NBA para o NBB, é uma questão de longo prazo principalmente pelo que a NBA representa para o mundo, pelas grandes estrelas que disputam a liga. A gente sabe que o universo de fãs que acompanha a NBA no Brasil é imenso. Hoje temos 9 atletas brasileiros na NBA e essa também é uma oportunidade grande para nós. Sabemos que durante a temporada esses jogadores estão lá nos EUA jogando e treinando, mas usar esses atletas como uma estratégia para atrair, aproximar e engajar novos fãs de basquete, principalmente o jovem/adolescente, é um item importante. Tudo isso está sendo pensado no médio e longo prazo. Isso não acontece no espaço curto de tempo.

NBB2Uma das nossas metas é conseguir transmitir para esse fã uma experiência de imagem, de ginásio, de jogo excepcional para esse torcedor, até porque o nível de exigência com o que ele vê na NBA já nasce altíssimo. Tentamos fazer com que o primeiro contato dessas pessoas com o NBB seja positivo. Acredito que, para isso, a porta de entrada para esse fã seja a rede social. Por isso estamos cada vez mais atuantes na produção de conteúdo de qualidade e pensando em como ser mais atraentes para essa galera. Pensamos cada vez mais em usar uma linguagem mais jovem, mais bem humorada e não só tratando de temas como o basquete dentro de quadra, mas também de estilo, de comportamento. Tudo isso está sendo pensado e trabalhado. Algumas coisas conseguimos fazer apenas com uma nova visão, um novo formato. Outras demandam mais investimento ou preparação um pouco maior. Estamos bastante otimistas e motivados com o crescimento do basquete e com essa chance de conseguirmos atrair cada vez mais fãs, sejam aqueles que já acompanham a NBA ou aqueles que venham a ter o primeiro contato com o basquete.

nbb20BNC: Outro ponto importante foi sobre a criação de uma base mais jovem e sua (dela) relação com blogueiros / influenciadores . Quais as estratégias da LNB para ficar mais jovem e ter os influenciadores e blogueiros mais perto?
ALVARO: A gente vive agora uma nova época, né? Disso não temos como escapar. Pelo contrário, isso é uma grande oportunidade de nos conectarmos com o público jovem de forma mais divertida, interativa e de modo que eles possam participar ativamente sem estar dentro de um ginásio, dentro de uma quadra. A Liga tem investido nesse relacionamento com os blogueiros e com os Youtubers cada vez mais. Apenas para citar exemplos. Na última temporada nós tivemos a parceria com o Canal Chuá, com o conteúdo sendo oferecido dentro do site da Liga Nacional de Basquete, e no Jogo das Estrelas muitos destes YouTubers participaram do Jogo das Celebridades. A repercussão foi enorme. Seguramente algumas pessoas que nunca tiveram contato com o NBB passaram a nos conhecer através deles. Acredito que começamos, com isso, a atingir um novo público, um novo perfil. Pessoas que chegaram ao basquete com outro propósito, o propósito do humor, do entretenimento, da diversão, o que é ótimo. Este é um caminho que a Liga vem tentando fazer. Acreditamos muito nisso e inevitavelmente eles, blogueiros e influenciadores, são porta-vozes da causa do basquete. Contribuem demais para o basquete e vamos explorar cada vez mais isso. São pessoas importantes no universo da modalidade.

nbb1Não posso deixar de ressaltar que ter você, com o seu veículo, por perto é uma grande satisfação. Nos últimos anos a gente percebeu o crescimento do blog, a importância na comunidade do basquete. Com isso a Liga também passou a aprender a como interagir com os fãs, como ajustar as ações e, obviamente, como podemos explorar o conteúdo de forma variada. Todos são muito importantes para nós neste sentido e vamos querer estar cada vez mais perto, junto tanto de blogueiros quanto de influenciadores digitais.

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Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.