Topo

Bala na Cesta

A consolidação de Demétrius, na final em sua primeira temporada com Bauru

Fábio Balassiano

19/05/2016 13h00

dema3Demétrius assumiu o comando técnico de Bauru no meio de um turbilhão de emoções. O time acabara de perder a final do Mundial Interclubes contra o Real Madrid (nada de incrível nisso) e voltara da excursão na NBA. A diretoria optou por demitir Guerrinha, até então único treinador a dirigir a mesma equipe em todas as temporadas do NBB, e trazer o técnico que estava no Minas.

Estava claro: o que Bauru buscava era novos ares, novas ideias, novos conceitos de basquete. Menos de seis meses depois dá pra dizer: embora os problemas de sempre ainda estejam lá (chutes em excesso da linha de três pontos principalmente), a evolução na defesa é nem nítida (sobretudo neste playoff).

JOSÉ NETO E A CULTURA IMEDIATISTA BRASILEIRA

dema4Foi assim que Bauru dominou o Pinheiros nas quartas-de-final (3-1) e foi assim que o Dragão massacrou Brasília na semifinal com um 3-0 que não deixou muita dúvida sobre qual, ali, era o time mais bem preparado para chegar à decisão do NBB. Como bem disse Jefferson Willian no Podcast BNC desta semana, Demétrius é um cara muito focado nos detalhes e que consegue transmitir isso aos seus atletas (ele tem utilizado até o Facebook para enviar vídeos para seus comandados). Em um esporte cada vez mais estudado, tomar conta de todos os detalhes faz a diferença. Encher os atletas com todo e qualquer tipo de informação que possa ser relevante para a partida, também.

dema1E é isso que Demétrius tem tentado fazer desde que chegou a Bauru. Ciente que não poderia mudar o elenco no meio da competição ele tem tentado colocar o seu estilo de um jogo mais cadenciado e de uma defesa mais pressionada aos poucos.

Não é algo fácil, principalmente pelas peças que têm (quase todas com mentalidades absurdamente ofensivas), mas os resultados já começam a ser vistos. Uma final de Liga das Américas (virou uma semifinal incrível contra o Flamengo e perdeu a final porque não tinha cinco adultos para colocar contra o Guaros de Lara, vale lembrar isso…) e agora uma decisão de NBB contra o mesmo Fla (sábado 14h o jogo 1 em Marília) em sua temporada de estreia comandando o fortíssimo elenco bauruense falam por si só.

dema3Demétrius surgiu em Limeira e logo ganhou um Paulista em 2010. Era uma revelação. No Minas, fez excelente trabalho com uma molecada de bom valor em 2014/2015. Era o crescimento. No Bauru ele entrou no primeiro time de técnicos do país ao dirigir um elenco estelar e com uma pressão grande (da cidade, da torcida, dos próprios atletas e dos patrocinadores) por vitórias. Ele tem conseguido (tanto que venceu enfim a sua primeira série de playoff na carreira). É a sua consolidação como um dos melhores treinadores do Brasil.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.