Topo

Bala na Cesta

No melhor momento do NBB, o deprimente roubo no vestiário em Rio Claro

Fábio Balassiano

06/04/2016 00h15

franca2Então lá vamos nós de novo para um tema chatíssimo, daqueles que nenhum jornalista gosta(ria) de escrever. Chato como aquele do W.O. do Flamengo em 2014. Chato como aquele da saída de quadra de Rinaldo Rodrigues em Sorocaba no ano passado. Chato como as intermináveis goteiras nos ginásios brasileiros. Chato como a agressão aos árbitros no ginásio do Palmeiras em 2015.

Na noite desta terça-feira em Rio Claro acontecia o segundo jogo da série de oitavas-de-final do NBB entre o time local e Franca, que vencia a série por 1-0. No intervalo, o time visitante entrou para ouvir as instruções do técnico Lula Ferreira e teve uma surpresa: os pertences dos atletas (carteiras, celulares, tênis etc.) foram roubados durante a primeira etapa.

franca4As imagens ao longo deste texto são reproduções do Sportv, que exibia a peleja ao vivo para todo Brasil (trataremos disso mais adiante). Os vândalos entraram pela janela do vestiário e, sem segurança no local, literalmente fizeram a festa. Em uma atitude corajosa, Franca retornou à quadra, perdendo por 89-79 e vendo o time mandante empatar a série em 1-1. Antes de continuar, uma informação apurada por este blogueiro: Bauru passou pelo mesmo problema (furto no vestiário) em Rio Claro há cerca de três anos em um jogo do Campeonato Paulista. Ou seja: não é algo novo no ginásio Felipe Karan.

Bem, vamos lá a alguns pontos:

franca31) Em primeiro lugar, vamos ao que o regulamento diz neste sentido: "O mandante dos jogos será pessoal e integralmente responsável pela segurança e incolumidade física de dirigentes, árbitros, comissões técnicas e atletas das equipes participantes, desde a sua chegada até a saída em segurança das respectivas arenas de jogo, sem prejuízo da punição severa de qualquer um que atue de forma provocadora de acontecimentos perigosos ou danosos". Pergunta clara e direta: quantos seguranças havia NA PORTA dos vestiários DURANTE o jogo? Nenhum? É óbvio, portanto, que Rio Claro tem culpa no cartório. Espero, sinceramente, que o time que tem uma fanática torcida e que faz um belo trabalho de reconstrução, seja fortemente punido, perdendo mandos de quadra (inclusive agora no playoff) e repondo o prejuízo dos atletas francanos da melhor maneira possível. Torço, de verdade mesmo, que a Liga Nacional não seja minimalista e/ou reducionista neste caso, reduzindo o escopo do que assistimos nesta terça-feira a quase nada – porque foi muita coisa.

lnb12) Mas não é só Rio Claro que merece críticas, não. É preciso, como sempre faço por aqui, ampliar o olhar, aumentar a lente da discussão. A Liga Nacional de Basquete emitiu uma Nota de Repúdio de forma imediata na noite de terça-feira mesmo. O texto, porém, não foi tão duro quanto deveria ser. E não foi por um simples motivo: é a LNB quem deveria vistoriar SEMPRE os ginásios ANTES da competição. Ela não deve, portanto, esperar que algo de vergonhoso aconteça para agir (a profilaxia é sempre mais efetiva que a posterior medicação). Confesso a vocês que mais do que o furto aos atletas de Franca o que me chocou foi VER o vestiário em Rio Claro. Que coisa feia, feia mesmo. É óbvio que a parte estrutural é diferente de se ter ou não segurança em um ginásio (segurança dos clubes é condição BÁSICA em esporte profissional), mas se essa mesma Liga libera estabelecimentos assim, como depois irá cobrar de forma veemente e forte como deve(ria) acontecer?

nbb13) Aqui vamos a outro problema. Os ginásios (internamente, entornos, vestiários, áreas de imprensa, ventilação, banheiros, áreas de alimentação, goteiras etc.) brasileiros, via de regra, são MUITO ruins. Os vestiários, então, nem se fala. Como resolver essa questão é muito difícil para a Liga Nacional, pois a maioria das praças de esporte são de prefeituras e as franquias do NBB não têm (com o perdão do trocadilho) bala pra construir novas (e caras) arenas em suas localidades. Aí é o cachorro correndo atrás o rabo (literalmente). A Liga Nacional deve cobrar dos clubes a melhoria nos ginásios, mas o fato cristalino é que os ginásios são arcaicos e péssimos desde sempre. Resolver isso é difícil. Fechar os olhos e achar que é aceitável conviver com isso, porém, não é recomendável.

AAPB4) Nada de novo no front, mas cabe destacar mais uma vez o silêncio ensurdecedor da Associação de Atletas Profissionais de Basquete (AAPB). Nenhuma nota, nenhum post no Facebook, nada. Não que fosse esperar algo diferente de uma entidade que é quase sempre passiva e que está longe de entender o poder transformador que poderia ter na modalidade de forma particular e no esporte de maneira mais ampla. A AAPB só não é passiva quando age para aprovar as contas do presidente Carlos Nunes, da CBB, como aconteceu na semana passada em Brasília, quando o Presidente Guilherme Giovannoni teve menos de uma hora para analisar as contas da Confederação de 2015 e deu o seu parecer favorável (APROVOU as contas) ao governor Nunes (mais uma vez, aliás). Ou seja: há passividade, pero no mucho, né? Cabe dizer, também, que Douglas Viegas, Diretor-Executivo da Associação, tem o o Canal Chuá dentro do site da Liga Nacional há cerca de um mês. Qual a independência de uma Associação cujo Diretor-Executivo tem um site hospedado dentro de uma entidade (a LNB) que ele deveria fiscalizar?

nbb255) O mais triste disso tudo é que o NBB vive o melhor momento de sua história. Patrocinadores entrando, parceria com a NBA, TODOS os duelos dos playoffs exibidos (pela TV Aberta, TV Fechada ou Web), jogos emocionantes, torcidas empolgadas (Caxias do Sul e Bahia, com o Vitória, lotaram seus ginásios e fizeram belas festas) e perspectiva de crescimento. Na primeira semana de mata-mata, o que o Brasil viu através da lente do Sportv, que exibia a peleja para todo país? Uma cena lamentável, vergonhosa, deprimente, chocante e de entristecer até a alma. Parece jogo de tabuleiro: para cada notícia boa que a Liga Nacional traz, ganhando uma casinha e se aproximando de ter um produto ideal, vira e mexe acontece um fato horroroso que faz com que a LNB volte duas casas no tabuleiro do esporte nacional. É algo que precisa ser pesado, pensado e analisado por todos os gestores da Liga.

franca5Que a Liga Nacional seja firme ao punir Rio Claro por um incidente tenebroso como este de terça-feira o quanto antes. E que ela, Liga Nacional, se estruture RAPIDAMENTE para verificar ANTES do próximo NBB as condições de TODOS os ginásios do país e exigindo as condições mínimas (segurança e vestiários em bom estado são itens BÁSICOS!).

Se quer (e a gente sabe que quer) transformar o NBB em um produto cada vez melhor, incidentes como os de ontem e como os citados no primeiro parágrafo precisam parar de acontecer com essa frequência não muito agradável.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.