Topo

Bala na Cesta

Pré-Olímpicos Mundiais são definidos - veja chaves e regulamentos

Fábio Balassiano

27/01/2016 12h36

A Federação Internacional de Basquete (FIBA) definiu ontem como serão os Pré-Olímpicos Mundiais que colocarão as últimas seleções no Rio-2016. Vamos lá:

fiba1No masculino irá funcionar assim (figura ao lado). São três locais (Sérvia, Filipinas e Itália), partidas entre 4 e 10 de julho e APENAS o campeão de cada sede jogará o Rio-2016. Cada torneio terá o seguinte regulamento: são dois grupos com três seleções cada. Os dois melhores de cada chave fazem a semifinal. Ganhadores disputam a decisão, e o campeão de cada "regional" virá para a Olimpíada no Rio de Janeiro.

milos1Quem se deu bem nessa história toda? A Sérvia, que jogará em Belgrado e não terá rivais tão fortes assim (Milos Teodosic, na foto, agradece). Quem está realmente em apuros? França, Canadá e Turquia, que estão na mesma localidade (Filipinas), e Grécia, México, Itália e Croácia (jogarão em Turim). Lembrando que apenas dois europeus se classificaram via EuroBasket, causando essa verdadeira confusão agora no Pré-Olímpico Mundial. Ah, e quem já está dentro: EUA, Brasil, Austrália, Nigéria, Venezuela, Argentina, Lituânia, Espanha e China. Os três campeões do Pré-Olímpico Mundial completam os 12 do Rio-2016.

fiba2O Pré-Olímpico Mundial Feminino é diferente. Será disputado apenas em um local (Nantes, na França), entre os dias 13 e 19 de junho e com os CINCO primeiros vindo ao Rio-2016.

O regulamento é assim: são quatro grupos com três seleções em cada (figura ao lado). Os dois melhores avançam e fazem as quartas-de-final. Quem vencer esta etapa já estará automaticamente na Olimpíada. Quem perder vai para a repescagem e apenas o quinto colocado carimba o passaporte para os Jogos Olímpicos.

franca1Quem se deu bem nessa história? A França, atual vice-campeã olímpica, que jogará em casa e pegará provavelmente a Argentina (segunda colocada do Grupo B) nas quartas-de-final, e a Espanha, que tem tudo para pegar Nigéria ou Coreia do Sul no jogo que vale vaga nos Jogos Olímpicos. Lembrando que no feminino já temos os seguintes países garantidos: EUA, Brasil, Austrália, Canadá, Sérvia, Japão e Senegal. Faltam, portanto, os cinco que sairão do torneio mundial pré-olímpico de Nantes.

Palpites para quem avança ao Rio-2016? Aqui vão os meus: Sérvia, Itália e França no masculino. França, Espanha, Bielorrússia, Turquia e China.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.