Topo

Bala na Cesta

O começo do returno do NBB - o que está em jogo?

Fábio Balassiano

13/01/2016 06h24

nbb1No final do ano passado escrevi sobre os surpreendentes destaques individuais do NBB até aquele momento. O principal campeonato adulto do país teve seu returno começando ontem (em Minas o time da casa perdeu do Pinheiros por 83-70, em Brasília os candangos bateram o Caxias do Sul por 90-79 e em São José os mandantes passaram pelo Vitória-BA por 87-81 na prorrogação), segue nesta quarta-feira com mais três jogos. Um deles inclusive é o jogaço entre Flamengo e Bauru, com exibição do Sportv às 21h. Aqui, aliás, cabe uma observação: dos três jogos transmitidos pelo canal, em TODOS havia o rubro-negro em quadra – Bauru x Flamengo, Brasília x Flamengo e agora Flamengo x Bauru de novo. Separei alguns times para ficarmos ligados de agora ao final da temporada regular da competição. Vamos lá:

gustavo111) Paulistano – Líder e grande surpresa do NBB até o momento com 11 vitórias e 2 derrotas (ainda falta um jogo para, na prática, o time completar o turno), o grupo de Gustavo de Conti será mais visado do que nunca a partir de agora. Como sempre acontece nos últimos anos, a equipe começou bem. Como será daqui pra frente? O time tem dois jogos em São Paulo (Rio Claro no dia 15/01 e Brasília no dia 19/01) antes de disputar sete dos próximos jogos longe da sua casa (Basquete Cearense, Vitória, Macaé e Flamengo fora, Caxias do Sul em casa, e Pinheiros, Minas e Brasília fora de casa de novo). A vantagem é que nessa temporada o elenco é experiente (Valtinho, Dawkins, Caio Torres), e a pressão de jogar na primeira posição do campeonato pode não ser tão sentida assim.

ramon22) Flamengo – O ano do Flamengo começará de maneira bem pesada. Não tanto pelos jogos, mas bastante pela tabela que está posta. De hoje até o dia 31 de janeiro serão sete jogos, sendo três deles no Panamá pela Liga das Américas (entre 29 e 31/01 contra o local Correcaminos de Colón, o Gimnasia , da Argentina, e o Águilas da Colômbia). Por isso o reforço de Ronald Ramon, apresentado na semana passada, veio em ótima hora. Aumentará a capacidade técnica e atlética do elenco, mas sobretudo o "tamanho" da rotação que será utilizada pelo técnico José Neto também. Não custa lembrar que é nesta altura do ano que o rubro-negro costuma "ligar o turbo" de sua máquina, alcançando ótimas sequências de vitórias e melhorando sobremaneira o seu nível técnico (que já é altíssimo). Vale ficar de olho nos comandados de José Neto mais uma vez, pois retomar o caneco das Américas está também na ordem do dia na Gávea.

dema13) Bauru – Os bauruenses estão colados no Paulistano, líder do campeonato, com 11-3, mas ainda podem evoluir muito. Desde que chegou, o técnico Demétrius tem tentado dar uma cara mais coletiva ao time no ataque e mais consistente à equipe na defesa. O problema, pra ele, é que nem sempre isso é fácil – ainda mais durante a competição e com o mesmo elenco que trabalhava com o mesmo sistema há anos. Bauru segue chutando muito de fora (27,8, maior índice do torneio e apenas 4,2 a menos que os de dois pontos tentados), sua defesa tem basicamente a mesma média de pontos sofridos na temporada passada (73,1 contra 75,7) e a irregularidade da equipe inclusive durante as partidas pode ser corrigida. Elenco o Dragão tem de sobra. Resta saber se o treinador conseguirá fazer a equipe jogar de maneira menos arriscada, e mais controlada, de agora até o final do campeonato. Vale lembrar, também, que Bauru é o atual campeão da Liga das Américas, e conquistar o bicampeonato desta competição garante os bauruenses de novo no Mundial.

bial14) Basquete Cearense – Ninguém nota muito, mas você olha a classificação e nota o time do carismático técnico Alberto Bial com 8-6 e disputando com Mogi a quarta colocação que vale um descanso na primeira fase dos playoffs. Com cinco jogadores pontuando em dígitos duplos (Audrei, Davi, Duda, Rashaun e Marcus Toledo), os cearenses fecharam 2015 vencendo seis das últimas sete partidas do ano. Resta saber se a equipe terá fôlego para continuar brigando lá em cima, beliscando uma importante vaga no G4 para a pós-temporada.

5) Liga Sorocabana – O time de Rinaldo Rodrigues é o lanterna com 3-10, não deve apresentar muita coisa no restante da competição apesar de ter Neto como o cestinha do NBB até agora (20 pontos por jogo), mas deixo aqui registrado o nome da equipe pelo que aconteceu no final de 2015. O W.O. (ou algo assim) contra Franca aconteceu no dia 22/12 e até o momento não houve sequer o julgamento (aparentemente será no dia 19 de janeiro às 20h, o que considero muito tempo frente o ocorrido). Casos assim não podem ser esquecidos, não.

Concorda comigo? Ficou faltando alguma coisa? Comente aí!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.