Topo

Bala na Cesta

'De volta às origens', Pinheiros aposta na molecada para o NBB

Fábio Balassiano

08/08/2015 08h20

ecpNos últimos anos o Pinheiros se notabilizou por montar times fortíssimos. Foi assim que, com o aporte de grana pesada da Sky, o clube teve Marquinhos, Shamell, Marcus Toledo, entre outros atletas. Foi com eles e com uma forte organização que conquistou a Liga das Américas em 2013, o Paulista de 2011 e alcançou uma série de finais recentemente (Liga Sul-Americana, Interligas etc.). Com a saída da patrocinadora, porém, uma nova etapa se abriu no clube.

ECP Basquete Temporada 2015 ApresentacaoSem estrelas e com o técnico César Guidetti (ex-assistente do Pinheiros nos últimos cinco anos e um grande estudioso da modalidade – foto) no lugar de Marcel de Souza, a agremiação voltou, literalmente, às origens. Grupo renovado, cheio de garotos promissores querendo aparecer e alguns experientes (o pivô Morro e o ala norte-americano Desmond Holloway, ex-Paulistano) para dar sustentação à garotada.

trioecpChama a atenção neste momento que os jovens Georginho, Lucas Dias e Humberto (os três na foto) ganharão muito tempo de quadra nesta temporada. Lançados há mais de dois anos no time adulto, Humberto e Lucas Dias (ambos de 20 anos) sempre foram vistos como promessas, mas nunca tiveram minutos consideráveis no NBB (6 e 11 minutos respectivamente na temporada passada). Agora terão. Georginho, armador promissor de 19 anos e que quase foi selecionado no Draft da NBA este ano, será o titular da armação e tem tudo para, em caso de bom desempenho, ganhar experiência em um campeonato profissional para subir ainda mais nas projeções dos próximos anos.

george1Para quem sempre cansou de pedir (como eu) espaço para a molecada do Pinheiros se desenvolver a chance de aparecer com brilho está na mesa como nunca esteve. Eles (os garotos) vão sofrer um pouco, pois a transição da base para o adulto não é fácil, mas a saída do investimento pesado do antigo patrocinador acabou se tornando uma grande oportunidade não só para as revelações que saem das categorias inferiores da agremiação.

Colocar os garotos para jogar tornou-se, também, uma baita janela para o Pinheiros mostrar a todos quão bom é o seu trabalho de base e quão bacana pode ser investir na formação de atletas. Para quem gosta de basquete, da base ao adulto, é impossível não salivar com o que Georginho, Lucas e Humberto, entre outros jovens que terão mais chance a partir de agora, poderão fazer no próximo NBB pelo time da capital de São Paulo.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.