Topo

Bala na Cesta

Com show de Benite, Brasil bate EUA e faz semi do Pan contra Dominicana

Fábio Balassiano

24/07/2015 07h57

brasil2Foi uma atuação irretocável da seleção brasileira ontem no Pan-Americano de Toronto. Se já tinha ido muito bem contra Porto Rico e Venezuela, faltava um duelo contra um time mais qualificado pra sacramentar a boa fase. Não falta mais.

Embora este elenco dos Estados Unidos não seja de primeiro escalão (como o brasileiro também não o é, não custa lembrar) a seleção comandada por Rubén Magnano fez uma partida segura, sem sobressaltos, comandou as ações desde o começo e bateu os norte-americanos por 93-83, avançando invicta à semifinal do Pan-Americano que acontece hoje contra a República Dominicana às 14h30 (Sportv e Record News exibem).

brasil1Notem: o nível do adversário influencia, mas é admirável o nível de jogo que o Brasil tem apresentado até o momento. Tudo o que sempre pedimos em termos de basquete estamos assistindo nas quadras de Toronto – defesa pressionada, troca de passes fluente no ataque (16 assistências em 32 arremessos convertidos ontem), bolas de três bem trabalhadas (NUNCA criticou-se "só" o volume, mas sim a construção das jogadas – o que neste Pan tem sido uma aula de passes-extras), rotação bem feita por Magnano (o ritmo não cai e o sistema tampouco muda com jogadores entrando e saindo) e nenhum pânico para enfrentar, e passar, por momentos difíceis (os norte-americanos tentaram reagir no último período, mas foram barrados de forma tranquila pela equipe brasileira).

benite1A belíssima atuação coletiva do Brasil (mais uma) fez com que Vitor Benite, o líder deste time, tivesse mais uma performance esplêndida (e havia cantado a pedra ontem de manhã neste espaço, né?). O camisa 8 terminou com 34 pontos, 8 bolas de três convertidas em 11 tentativas, 7 rebotes e bolas cruciais do meio para o final do jogo que evitaram que a reação dos Estados Unidos fosse mais longe. Se faltava a Benite um jogo de gala com a seleção para colocar na memória agora não falta mais ao jogador do Flamengo.

magnano1Hoje o adversário é a República Dominicana, time que não deve assustar tanto caso o Brasil mantenha o nível de competitividade e pressão defensiva que tem conseguido fazer neste Pan. Até o momento já vale dizer: havia muitos anos que não se via uma equipe nacional dominando tanto os fundamentos do jogo como esta que joga o Pan de Toronto.

É óbvio que tudo precisa ser relativizado (o nível da competição, os elencos rivais etc.), recomenda-se calma para embates em competições maiores (todos sabemos disso) e dá para ter dúvida de como serão os desempenhos de atletas daqui pra frente (é natural a dúvida também), mas o time de Rubén Magnano está de parabéns por mostrar que haverá, sim, vida após os Jogos Olímpicos de 2016 ao contrário do que muitos pensavam e que é possível, sim, jogar o basquete mais moderno possível mantendo as características dos atletas. A semente, com Benite, Fischer, Léo Meindl, Rafael Luz, Augusto (ótimo com 14 pontos e oito rebotes ontem), Raulzinho, entre outros, está lançada.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.