Topo

Bala na Cesta

Marquinhos x Alex, o confronto que pode decidir o NBB a partir de amanhã

Fábio Balassiano

25/05/2015 01h13

dupla

A final do NBB entre Flamengo e Bauru que começa nesta terça-feira (21h30, na HSBC Arena e transmissão do Sportv – amanhã no blog texto mais amplo a respeito do duelo) colocará frente a frente dois dos melhores alas brasileiros deste século. Alex Garcia, pelo lado bauruense, e Marqunhos, pelos rubro-negros, companheiros na seleção brasileira há tempos, têm tudo para ser fatores fundamentais no duelo entre as duas melhores equipes do Brasil.

alex1Contratado esta temporada por Bauru, Alex, para mim o melhor jogador da temporada (MVP), é um dos líderes e o "capitão defensivo" da equipe do técnico Guerrinha. Tricampeão do NBB por Brasília (média de 16,5 pontos em finais), o ala de 35 anos é um dos caras mais intensos do país dentro de quadra, não gosta de cara feia (seu apelido, Brabo, explica muito bem quem ele é) e faz uma temporada brilhante (foi o MVP da Liga das Américas e da Liga Sul-Americana). Tem experiência, comando no grupo e uma vontade descomunal de vencer (para quem já ganhou tudo isso é admirável).

mark1Do outro lado estará Marquinhos. Um dos alas mais talentosos dessa geração, ele chega a sua terceira final seguida de NBB (dois títulos com o Flamengo) ciente que mais do que nunca o rubro-negro precisa dele em ponto de bala para vencer um adversário até então não batido nesta temporada. Aos 31 anos e valorizado ao extremo depois de um ótimo Mundial com a seleção brasileira e títulos importantes com o clube (principalmente o Mundial Interclubes contra o Maccabi Tel-Aviv e a Liga das Américas passada), o camisa 11 registra incríveis 48% nas bolas de três nos playoffs, poucos desperdícios de bola (1,5 por partida, menor índice de sua carreira) e consegue ser dominante mesmo com seu menor número de arremessos por jogo em pós-temporada na sua carreira (11,6/jogo), prova de sua maturidade e também da confiança dele neste ótimo elenco do técnico José Neto.

dupla2Os dois craques brigam pelo troféu de MVP da temporada e creio que Alex e Marquinhos terão papéis essenciais para Bauru e Flamengo, respectivamente, a partir de amanhã (inclusive com um marcando o outro em alguns momentos) nesta que promete ser uma das melhores finais desde o surgimento do NBB sete temporadas atrás (final esta que fazer o primeiro campeão do Estafo de São Paulo na história da competição). Quem será que leva a melhor?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.