Topo

Bala na Cesta

Por Vitor Benite na seleção que vai ao Pré-Olímpico

Fábio Balassiano

29/04/2015 13h51

benite1Há tempos acompanho a carreira de Vitor Benite . Desde o começo de NBB aquele jogador de leitura de jogo acima da média me chamava a atenção. Ficava imaginando como ele seria quando atingisse sua maturidade física e técnica. No Pinheiros, onde despontou, passando por Franca e Limeira, equipes em que adquiriu protagonismo, seus passos foram sempre seguidos por este blogueiro (e nem sempre com elogios, obviamente). Alguns links sobre o que escrevi sobre ele podem ser lidos aqui , aqui , aqui , aqui e aqui (no buscador há todos os itens com menção a ele – clique aqui).

benite2O tempo passou, uma lesão no final de 2013 travou a sua evolução mas agora, aos 25 anos recém-completados, Benite é titular absoluto (as médias dele começando as partidas são de 16,6 pontos e 53% nos arremessos de quadra) e peça fundamental do Flamengo que ontem bateu São José por 86-68 fora de casa para fazer 2-1 nas quartas-de-final do NBB. O camisa 8, cada vez melhor na defesa, mais consistente e confiante no ataque e inteligente desde sempre para tomar decisões rápidas em quadra, despejou 18 pontos e foi crucial para manter o rubro-negro bastante vivo no duelo contra os joseenses.

benite1Por isso fiquei pensando ontem à noite sobre uma possível convocação de Benite não pra seleção brasileira que irá ao Pan-Americano de Toronto (ainda manteria esta competição para desenvolver e dar espaço a jovens), mas sim para o grupo de Rubén Magnano que até segunda ordem jogará o Pré-Olímpico do México com a obrigação de garantir na quadra a vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Pode parecer cedo, antecipado demais, mas é só dar uma olhadinha no cenário das alas da equipe nacional e verificar que, há, sim, muito espaço para o ala-armador do Flamengo no grupo final de Magnano.

benite1Da turma da ala que foi a Copa do Mundo de 2014 na Espanha, Alex Garcia, Leandrinho e Marquinhos têm feito por onde continuar no grupo de Magnano em 2015 e pela perspectiva do que ainda podem render em 2016 nas Olimpíadas. O mesmo não dá pra dizer de Marcelinho Machado e Larry Taylor (ambos com tempo reduzido de quadra e queda de rendimento em Flamengo e Bauru, respectivamente). Sobram, portanto, minimamente duas vagas para a posição mais carente do basquete brasileiro em muito tempo. E eu não vejo ninguém mais preparado em solo nacional que Vitor Benite para integrar o grupo, não. Falo isso não só pelo lado técnico da coisa.

beniteVitor Benite ainda tem muito a evoluir (e conhecendo o jogador, que se cobra bastante, não tenho dúvida que ele sabe mais disso do que eu), mas há outros aspectos além da qualidade dele que eu colocaria em perspectiva para convocá-lo. A seleção brasileira passará muito bem breve por uma imensa renovação. Trazer um jovem rodado de 25 anos para fazer a transição entre a turma de 30+ que está aí e a com menos de 20 que chega é, portanto, fundamental. Além disso, a evolução que ele tem apresentado é imensa nos últimos meses (e o futuro tende a ser bem melhor). Por fim, a capacidade de leitura de jogo que Benite tem é imensa (algo que Rubén Magnano sempre presta bastante atenção). Não custa lembrar que em competições FIBA o Brasil tem se enrolado bastante contra defesas mais apertadas e que "exigem" um pouco mais de paciência para atacar (e isso não é muito fácil de encontrar por aí).

Se tivesse que convocar a seleção brasileira para o Pré-Olímpico, chamaria Vitor Benite para fazer parte do grupo dos 12 de Rubén Magnano sem dúvida alguma.

Concorda comigo? Ou ainda não é a hora de Benite ser aproveitado na seleção principal do Brasil? Comente aí!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.