Topo

Bala na Cesta

Um mês após a eliminação no Mundial, basquete feminino segue na UTI

Fábio Balassiano

31/10/2014 09h45

nunes2Acordei hoje e fui dar uma olhada no calendário. Constatei que amanhã fará um mês da eliminação da seleção brasileira feminina do Mundial da Turquia (derrota por 61-48 para a França nas oitavas-de-final). No primeiro dia de outubro a equipe de Zanon se despediu da competição. Passados quase 30 dias, nada mudou.

Times estão fechando as portas (Rio Claro recentemente, Ourinhos um pouco antes), a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) não apresentou um plano sequer para salvar a modalidade e a Liga de Basquete Feminino (LBF) terá início no final de novembro ainda sem tabela divulgada e sem saber exatamente com quantos times irá contar (além de Rio Claro e Ourinhos, o Brasília sofre com problemas financeiros sérios). Se isso não é estar na UTI, sinceramente não sei mais o que é.

abismo1Magic Paula falou muito bem sobre isso no Lance!, eu escrevi algumas tortas linhas aqui neste espaço também e o que vemos, passada a tristeza que foi a eliminação no Mundial da Turquia (não pelo resultado em si, mas pelo baixo nível técnico e pela falta de perspectiva) e impressiona demais a inércia de atletas, clubes, técnicos, federações e, claro, CBB no nível mais amplo. Sem esquecer do Ministério do Esporte, que injeta grana na entidade máxima há anos e não cobra uma melhoria em gestão tão necessária para o bom funcionamento da modalidade.

caminho1E assim vivemos no basquete feminino brasileiro. Cada vez mais à deriva, cada vez mais perto de seu fim, conseguindo a proeza de sempre cavar mais forte o fundo de seu poço. É triste, é aterrorizante, mas a realidade de um esporte tão legal, tão vencedor no país é essa mesmo.  Nem dá pra dizer que não há luz no fim do túnel simplesmente porque no basquete feminino não há nem mais túnel, não há mais nada.

Repito, no final deste texto, a pergunta que fiz no blog há duas semanas: Quem irá salvar o basquete feminino? A modalidade aguarda na UTI.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.