Topo

Bala na Cesta

Thunder joga para não ‘implodir’ dupla Westbrook-Durant

Fábio Balassiano

01/05/2014 11h02

west1Jogo pra lá de interessante este hoje em Memphis às 21h (de Brasília). Com 3-2 na série, tendo vencido o último jogo fora de casa na prorrogação (a quarta em cinco jogos), os Grizzlies  precisam vencer diante de sua torcida para se classificar para as semifinais do Oeste pela terceira vez em quatro anos.

E se o Memphis conseguir isso, o eliminado será o Oklahoma City Thunder, segundo colocado do Oeste e time do provável MVP da temporada (Kevin Durant, aliás, pode receber o seu troféu já de férias – o mesmo aconteceu com Dirk Nowitzki em 2007, quando seu Dallas foi despachado pelo Warriors de Don Nelson). Pior do que a derrota que pode vir (é impossível prever o que acontecerá nesta equilibrada série) são as conseqüências de um precoce começo de férias.

brooksNinguém é maluco de dizer que Kevin Durant e Russell Westbrook são ruins, mas algo vai precisar acontecer para que a dupla, uma das melhores da NBA nos últimos anos, consiga vencer um título nos próximos anos. Muita gente defende que uma simples troca de treinador ajuda. Scott Brooks, de fato, já deveria ter dado algo que muita gente (inclusive eu) reclama: um pouco mais de tranqüilidade ao armador Westbrook, que está longe de atuar bem nesta pós-temporada apesar de seu triplo-duplo no último jogo (está chutando 34% e 4,6 erros por jogos, piores índices de sua carreira). Mas eu não sei se é só por aí não. Brooks me parece que tem o respeito do grupo e colocou o Thunder em uma situação de favoritismo na conferência. Pode ser que o gerente-geral, Sam Presti, também pense assim.

Oklahoma City Thunder v Golden State WarriorsE aí o grande medo é que a dupla Westbrook  e Durant seja "implodida", desfeita. Não é um ponto que merece ser tirado de fora da análise mesmo. Muita gente boa, como o comentarista Jeff Van Gundy, alega que o jogo de Westbrook "resvala" demais no de Durant. E isso tem acontecido demais neste playoff.

A ótima defesa do Memphis potencializa a sanha acelerada do armador do OKC, que sempre teima em enfrentar a marcação ao invés de jogar "com" ela (como os grandes jogadores sabem fazer), e Durant parece muito menos o MVP, e muito mais um jogador comum neste playoff devido a isso.

Como Durant não é um jogador comum, é esperar para ver o que pode acontecer caso o Thunder seja eliminado logo mais. O jogo de hoje tem tudo para ser explosivo. Vale a pena ficar de olho.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.