Topo

Bala na Cesta

Com divulgação fraca, mas NBB6 começa neste sábado com Flamengo x Brasília

Fábio Balassiano

04/11/2013 14h22

silencio1Não parece, mas neste sábado (9/11) começa a sexta edição do NBB. E começa com um clássico (o mais movimentado clássico do basquete brasileiro nos últimos anos): Flamengo x Brasília no Rio de Janeiro (HSBC Arena), às 10h e com transmissão da TV Globo. Só tem uma coisa que me espanta nisso tudo: a fraca, quase inexistente, divulgação do começo do certame e deste jogão de bola que acontecerá aqui no Rio de Janeiro.

Não sei como está aí na sua cidade, estimado leitor, mas aqui no Rio de Janeiro, onde acontecerá o primeiro jogo, o barulho em torno do NBB é zero – ou algo perto disso. E aí todo mundo tem culpa. Já houve, em outros tempos, festa de lançamento do torneio. Neste ano, necas. O site da Liga Nacional, absurdamente atuante, neste momento (14h15) não traz notícia alguma em sua home sobre o clássico de sábado (e os elencos dos clubes estão sem atualização também). Nenhuma peça publicitária, seja na Web (links patrocinador no Google, por exemplo, inexistem) ou fora dela, foi feita pela Liga para anunciar o começo de seu sexto campeonato (a NBA cria vídeos simples, no Youtube, e motes que o mundo todo conhece, algo que não é tão custoso e trabalhoso assim). E os clubes, por sua vez, pouco fazem. Admira-me o Flamengo, com o potencial de sua fanática torcida, não fazer absolutamente nada para levar público ao ginásio (e em um horário ruim, difícil – 10h da manhã de sábado em um local de acesso não muito fácil).

Atualização do post às 19h45: Para ser justo, a Liga Nacional acaba de enviar e-mail convidando a imprensa para a festa de lançamento do NBB6 na sexta-feira, 8/11. Não é muito, mas é melhor que não ter nada.

nbb1E atrativos não faltam (faltavam). É a estreia do brilhante técnico argentino Sergio Hernandez em Brasília, o encontro das únicas equipes que já venceram o NBB (turma da capital tem três; rubro-negros, dois canecos), inúmeros jogadores de seleção brasileira, a chance de a torcida do Flamengo conhecer seus novos contratados e o primeiro jogo grande do clube da Gávea depois da conquista do NBB5. As notícias que ficam, porém, são menos animadoras: os salários atrasados do Fla chegam a quatro meses, Marcelinho ainda depende de efeito suspensivo para atuar e Marquinhos, machucado, está fora. Sem a promoção devida, como se vê, não dá nem para dourar a pílula.

Isso tudo em um jogo que será transmitido pela TV Globo (grande sonho da Liga Nacional). E ter casa cheia seria muito bom, portanto, para a imagem do basquete, muito bom para o produto NBB (produto este que começará o seu segundo campeonato seguido muito provavelmente sem um patrocinador forte). Quanto mais o público souber sobre o campeonato, maior a chance de a HSBC Arena estar lotada, e maior a chance de a audiência aumentar, mostrando para a nave-mãe que o campeonato não pode ficar tão escondido assim.

A grande questão é que quando a mensagem não chega, a culpa, caros amigos, nunca está no receptor, mas sim no emissor (se você não sabe, o problema não está com você, por ter certeza). A realidade é essa: o melhor campeonato de basquete do país começa no sábado. E quase ninguém está sabendo. Triste, não?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.