Topo

Bala na Cesta

Com duo Harden-Howard, Houston sonha alto - é pra isso tudo mesmo?

Fábio Balassiano

21/10/2013 11h30

Não sei se há expectativa maior em relação ao que pode acontecer no Oeste do que com o que se passará com o Houston Rockets na temporada 2013/2014 da NBA que começa em 8 dias. Nerd maior desta geração de gerentes-gerais que perde (ou ganha) horas e horas analisando estatísticas, Daryl Morey enfim conseguiu montar um time consistente, forte, razoavelmente barato (o time estoura o teto da liga em menos de US$ 3mi) e sobretudo capaz de brigar por algo além de "vamos ao playoff".

Na temporada passada Morey trouxe o excelente James Harden, e nesta, todos vocês sabem, fisgou Dwight Howard, que chega para ser comandado por dois craques do garrafão (o técnico Kevin McHale e Hakeem Olajuwon, que será uma espécie de tutor, algo comum na liga norte-americana e já rolou com Andrew Bynum e Kareem Abdul-Jabbar em Los Angeles). É na dupla que os texanos apostam, é na dupla que os texanos depositam uma grana imensa (US$ 34 dos 59 milhões da folha salarial ficam com o duo) e uma esperança grande para tentar ganhar uma série de playoff depois de 4 anos. Desde 1997, aliás, o Houston venceu apenas uma série de pós-temporada, em 2009, contra o Portland por 4-2. Nos últimos 15 anos, 8 idas ao mata-mata e sete eliminações na primeira rodada.

Por isso o time teve que cercar suas estrelas com jogadores inteligentes, rápidos e hábeis. Os Rockets mantiveram Jeremy Lin (bem melhor no ataque aos pick-and-rolls nesta pré-temporada), Francisco Garcia e Chandler Parsons como peças de apoio, contrataram o útil Omri Casspi (14 pontos e 6,8 rebotes nos amistosos) e Marcus Camby (outro experiente para auxiliar Howard – vejam o tamanho do mimo ao camisa 12…), e ainda tiveram força para segurar Omer Asik para ser reserva de D12 no pivô.

Pode ser que falte um ala-pivô mais móvel para dar o espaço que Howard tanto precisa para flutuar com tranquilidade no garrafão (algo que Rashard Lewis e Ryan Anderson fizeram muito bem em Orlando), uma comissão técnica um pouco mais "pesada" (embora eu ache que McHale mereça uma chance com um time forte, algo que decididamente ele nunca teve nas mãos) ou um bom defensor no perímetro, mas está claro que o Houston virá para esta temporada pensando em ir mais longe do que foi nos últimos 15 anos.

Meu palpite é que eles brigarão de igual para igual com Oklahoma City Thunder, Los Angeles Clippers e San Antonio Spurs no Oeste. E o de vocês? Qual é?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.