Topo

Bala na Cesta

A chegada do técnico Doc Rivers a Los Angeles e quão fortes ficarão os Clippers com ele no comando

Fábio Balassiano

25/06/2013 00h30

Não me lembro de ter visto um time trocar escolhas de Draft por um treinador em toda a minha vida. Foi o que aconteceu neste fim de semana, quando o Los Angeles Clippers cedeu a sua de 2015 (não protegida – ou seja, independente de desempenho em quadra) para livrar Doc Rivers de sua multa rescisória com o Boston Celtics e trazer o treinador pelas próximas temporadas (custo de US$ 21 milhões ao todo de salário para Doc).

Antes de falar do Los Angeles Clippers, vale ressaltar os motivos de saída de Rivers de Boston, onde foi campeão cinco temporadas atrás e uma das referências da franquia (estava lá desde 2004-2005). Pelo que li no Sheridan Hoops, mais uma vez Rajon Rondo arrumou confusão. O armador teria discutido asperamente com o treinador no vestiário e por bem pouco os dois não brigaram feio. Some-se a isso o fato de Danny Ainge, gerente-geral, querer uma renovação brusca em seu elenco. Pelo que li, Rivers não estava disposto a participar da experiência de novo (ele estava lá quando os Celtics perderam 49 e 58 partidas em 2006 e 2007).

Foi assim que o Los Angeles Clippers entrou na história. Interessada primeiro em Kevin Garnett para transformar um elenco ótimo em um time vencedor, a diretoria passou a olhar também para quem fez os Celtics voltarem a reviver os tempos de glória. Esbarrou na espantosa multa rescisória de Doc Rivers, mas conseguiu contornar de uma maneira que não sangrasse os cofres financeiros da franquia (aqui cabe uma observação: a NBA não permite que um time faça trocas por treinadores, e alguma coisa será feita entre os dois times, nem que seja uma troca por contrato expirante ou algo do gênero).

Com isso Doc Rivers chega ao Clippers, que agora mostra ao armador Chris Paul, agente-livre neste verão americano, que está pronto para realmente brigar entre os grandes (com Vinny Del Negro não parecia possível mesmo). CP3, que teria insistido com a diretoria angelina para trazer um técnico de renome agora está certamente feliz, e as chances de assinar uma extensão de contrato de cinco anos aumentam sobremaneira. Isso sem dúvida alguma. Resta saber se, agora com a transação de Rivers feita, Kevin Garnett, que tem mais dois anos de contrato com o Boston, também se muda para a Califórnia. Além disso, grande parte do elenco terminou o contrato agora, e as peças de apoio a Paul (caso renove) e Blake Griffin precisarão vir urgentemente (apenas Caron Butler, Jamal Crawford, DeAndre Jordan e Eric Bledsoe estão garantidos no elenco)

A conclusão, porém, é muito clara: Rivers é um ótimo treinador e fará do Los Angeles Clippers e dos jogadores que lá estiverem algo melhor do que na temporada passada com Vinny Del Negro. Se tiver elenco (leia-se Chris Paul), disputará o título do Oeste em 2013-2014. Se não, vaga nos playoffs.

Concorda comigo? Se Chris Paul ficar, os Clippers brigam pelo título do Oeste mesmo? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.