Topo

Bala na Cesta

Em duelo de estilos, Miami recebe San Antonio em jogaço desta quinta-feira na NBA

Fábio Balassiano

29/11/2012 11h40

Que jogaço esta quinta-feira de NBA nos reserva, hein. Às 23h, o Miami Heat, que tem 10-3 e vem de quatro vitórias seguidas, recebe o San Antonio Spurs, líder do Oeste com 13-3 e com cinco vitórias consecutivas na manga (a última, ontem, contra o Orlando, na Flórida, por 110-89). Duelo de duas baita times, mas sobretudo um duelo de dois estilos bem diferentes.

De um lado estará o Miami, que tem jogado sem pivô fixo (LeBron James virou ala-pivô e Chris Bosh, pivô), usa e abusa da individualidade de seus atletas (que, é bom dizer, são muito acima da média mesmo). Joga em altíssima velocidade (são 112 posses de bola por jogo, recorde na atual temporada da NBA), pontua demais em contra-ataque (dos 104,7 por noite, 23,4 vêm desta maneira) e deixa que LeBron, o melhor jogador da atualidade, decida o que quer fazer no ataque. Não é recomendável, não é a essência do basquete, mas dado certo – são duas finais seguidas e um título. É o mais difícil teste dos atuais campeões até aqui, e depois disso serão nove dos próximos 11 jogos em casa.

Do outro lado da quadra, ou da moeda, estará o time mais cerebral, aquele que parece possuir todos os jogadores com um QI de basquete acima, bem acima da média. O San Antonio Spurs joga o melhor basquete da NBA há dois anos, e se não tem conseguido voltar às finais, azar das finais da liga. O trio formado por Tony Parker, Tim Duncan e Manu Ginóbili está em fim de carreira, mas possui ótimos coadjuvantes que mantêm o alto nível de campanhas. É, disparadamente, a equipe que mais gosto de ver jogar em toda a NBA.

Quem será que vence logo mais? Promessa de jogão, hein!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.