Topo

Bala na Cesta

Marcel de Souza relembra duelos contra Michael Jordan no Pan de 1983

Fábio Balassiano

26/10/2014 16h23

michael23Por Marcel de Souza

Jogar contra Michael Jordan sempre foi muito chato. O cara, desde que surgiu no basquete mundial, fez tudo o que quis, quando quis, sem se importar com quem estava a sua frente. Algumas vezes era o Brasil que ele tinha que enfrentar. E eu jogava pela seleção brasileira. Joguei contra ele duas vezes antes de Michael Jordan ser Michael Jordan. Antes de ele era o Michael Jordan da NBA. As duas no Pan-Americano de 1983 em Caracas, Venezuela.

HÁ 30 ANOS MICHAEL JORDAN ESTREAVA NA NBA

O primeiro duelo foi na classificação. E bem apertado. Conduzimos o jogo inteiro muito bem, e chegamos a estar 10 pontos na frente no segundo tempo. Mas Michael Jordan, Sam Perkins (seu companheiro em North Carolina) e Mark Price reagiram e nos suplantaram, vencendo por 72-69 em uma partida duríssima. Tivemos a chance de vitória na última bola, mas não tivemos sucesso.

marcelJá no segundo encontro MJ deitou e rolou. Alguns lances desse jogo rodaram o mundo quando ele entrou para a NBA no ano seguinte (Nota do Editor: Michael Jordan, com a camisa 5, terminaria com 16 pontos na vitória por 87-79). Eu, particularmente, não gostei muito. Em um desses lances o Jordan armou um contra-ataque e literalmente voou por cima de mim. Como disse, isso rodou o mundo.

ÁLVARO JOSÉ FALA DE JORDAN NO PAN-AMERICANO DE 1983

De qualquer maneira, olhando pra trás hoje, 30 anos depois de sua estreia oficial na NBA, eu vejo que não deixou de ser uma grande experiência ter testemunhado o início da carreira do maior jogador de basquete de todos os tempos.

Abaixo veja o vídeo do segundo jogo de Michael Jordan contra o Brasil:

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.