Topo

Bala na Cesta

Fala, Leitor: Qual o teto de Luka Doncic?, por Vinicius Bezerra

Fábio Balassiano

03/01/2020 13h30

* Por Vinicius Bezerra da Silva

"Eu odeio dizer isso, mas é o seguinte: ele não é Magic Johnson, mas é como Magic Johnson no sentido de ver a quadra da mesma maneira. Doncic tem um senso realmente intuitivo, e você não pode ensinar isso. Ele apenas entende o jogo e é ótimo nisso".

Você poderia achar essa afirmação exagerada, até absurda, comparar um jogador a um dos maiores da história da NBA (top – 3 na minha opinião), mas quando você fica sabendo que foi "apenas" palavras proferidas pelo maior treinador da história da liga (o gênio Gregg Popovich, técnico do San Antonio Spurs), você começa a pensar se o estrago que esse rapaz vem fazendo (e até onde irá).

Dono de médias absurdas de 29.1 pontos, 9.6 rebotes e 8.8 assistências, melhor calouro do ano passado (onde não foi escolhido pro All-Star da liga por ser gringo), Luka impressiona pela maturidade em quadra, habilidade em "sentir" o jogo, frieza nas definições de jogadas. Enfim seus floaters, seus "step backs", dribles, arremesso de longa e média distância (inclusive com uma mão) enterradas, facilidade em achar o companheiro livre, tudo isso aos VINTE anos, e sem ter um físico padrão dos americanos. Isso me surpreende a cada dia.

Divulgação / NBA

Não vejo um teto pra esse garoto, acredito que ele seja capaz de ganhar alguns anéis, ser MVP de finais, porque um garoto que leva a desconhecida Eslovênia (com o primoroso apoio de Goran Dragic) ao título europeu, consegue ser MVP de finais de Euroliga, Eurobasket, calouro do ano, domina o jogo com tanta facilidade, e ainda tem essa idade, na minha opinião desbancará Dirk Nowitzki, Hakeem Olajuwon, Tony Parker, Manu Ginobili e companhia para ser o melhor gringo a passar na liga. Consigo vê lo como no mínimo Top-15 da história.

Os anos passarão e estarei aqui pra ser cobrado. Resta apreciar cada jogo e torcer pro Dallas rechear ele de outros grandes jogadores. Posso dizer que vi LeBron e agora digo que vi Luka Doncic. Obrigado, Lukita!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.