Topo

Bala na Cesta

Seleções brasileiras conhecem adversários do Pré-Olímpico nesta quarta - veja cenários possíveis!

Fábio Balassiano

26/11/2019 05h01

Esta quarta-feira, dia 27 de novembro, será um dia importantíssimo para o basquete brasileiro. Nada em relação a jogo em si, mas com os dois sorteios dos Pré-Olímpicos Mundiais dos quais tanto a equipe feminina quanto a masculina fazem parte acontecendo na sede da Federação Internacional em Genebra, na Suíça. Abaixo coloco os cenários possíveis (no site da CBB, tudo ainda mais detalhados):

PRÉ-OLÍMPICO FEMININO

São 16 seleções divididas em quatro grupos com quatro países em cada um. Como EUA e Japão já estão classificados, efetivamente serão 14 países em busca de 10 vagas. Aparentemente, e caso japonesas e americanas não fiquem no mesmo grupo, os três melhores de cada chave avançam para a Olimpíada de Tóquio em 2020.

As sedes serão em França, Sérvia, Bélgica ou China com jogos entre 6 e 9 de fevereiro de 2020. O time de José Neto, que venceu o Pan-Americano neste ano e fechou o Pré-Olímpico das Américas com o vice-campeonato (atrás apenas das norte-americanas), está no pote 3 e pode tanto pegar uma chave duríssima com Austrália, França e Suécia como uma menos difícil com Bélgica e Moçambique, por exemplo.

PRÉ-OLÍMPICO MASCULINO

Pelo lado masculino o cenário é parecido, mas mais complexo ainda de garantir vaga para a Olimpíada. Serão quatro torneios com seis participantes cada que serão jogados entre 23 e 28 de junho de 2020 no Canadá, Croácia, Lituânia e Sérvia.

Apenas o campeão avança aos Jogos de Tóquio. Simples assim e sem choro e nem nada mais. Ganhou o Pré-Olímpico, joga a Olimpíada. Não ganhou, assiste a tudo da televisão de casa. Dificílimo sem dúvida. E não há cenário mais ou menos fácil.

Todos são complicadíssimos, com o agravante de alguns times que não jogaram o Mundial estarem nesse Pré-Olímpico. Um nome que chama atenção? A Eslovênia, da dupla Luka Doncic e Goran Dragic. o Brasil está no pote 2 e a única certeza que se tem é que não enfrentará República Tcheca, Itália e Polônia neste torneio classificatório.

O sorteio acontece nesta quarta-feira pela manhã em Genebra, na Suíça, e o blog traz a atualização ao longo do dia. Um pouco de sorte no chaveamento não faria mal a ninguém, né?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.