Topo

Bala na Cesta

CBB lança seu campeonato - entenda regulamento e veja participantes

Fábio Balassiano

20/11/2019 05h32

No começo da tarde de ontem a Confederação Brasileira de Basketball oficializou a segunda edição de seu campeonato. Chamado de "Campeonato Brasileiro" a competição dará ao campeão a chance de pleitear uma vaga no NBB na temporada 2020/2021.

O torneio terá 14 times de seis estados divididos em duas conferências, a "Verde" e "Amarela", com confrontos em turno e returno. A bola sobe em fevereiro de 2020 e o campeão será definido em formato de Final Four. Estão confirmados Brusque, Blumenau, Joinville e Black Star, todos de Santa Catarina; São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Maringá e Campo Mourão, do Paraná; Liga Sorocabana, Osasco e Pinheiros, de São Paulo; Cerrado Basquete, de Brasília; Anápolis, de Goiás; e Praia Clube, de Minas Gerais. Com relação à primeira edição, o Campeonato quase que dobrou o número de participantes (em 2019 foram oito equipes).

Na primeira fase, as equipes vão se enfrentar em duelos de turno e returno, dentro das próprias conferências. Os dois melhores de cada uma avançam direto para as quartas de final. O terceiro, quarto, quinto e sexto colocados em cada conferência vão se enfrentar em um duelo único de mata-mata, na casa do clube de melhor campanha, cruzando as conferências para definir assim os outros quatro classificados. As quartas de final serão disputadas em melhor de três jogos, com os primeiros colocados encarando o vencedor do duelo entre o 4ºx5º, e o segundos colocados pegando quem triunfar do jogo entre 3ºx6º. Os quatro semifinalistas vão se enfrentar no formato de Final Four para definir o campeão brasileiro.

Conferência Verde
Basquete Blumenau-SC, Brusque, São José dos Pinhais-PR, Ponta Grossa-PR, Cerrado Basquete-DF, Basquete Anapolino-GO e Basket Osasco-SP

Conferência Amarela
Basquete Joinville-SC, Black Star Joinville-SC, Campo Mourão Basquete-PR, Maringá-PR, Praia Clube/-MG, Esporte Clube Pinheiros-SP e LSB-SP

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.