Topo

Bala na Cesta

Por que Bill Russell, maior vencedor da NBA, aceitou entrar no Hall da Fama 44 anos anos depois

Fábio Balassiano

18/11/2019 05h01

Foi com um singelo tuíte que Bill Russell, maior vencedor da história da NBA com 11 títulos, todos pelo Boston Celtics, anunciou que enfim decidiu aceitar entrar no Hall da Fama. Ele foi indicado para a honraria máxima do basquete em 1975, mas naquele ano ele recusou porque seria o primeiro negro a entrar no Hall, algo que não concordava. No Twitter, Russell escreveu:

"Em uma cerimônia privada com minha esposa e amigos próximos, aceitei meu anel de Hall da Fama. Em 1975, recusei ser o primeiro jogador negro a entrar no Hall da Fama do basquete, pois sentia que outros antes de mim deveriam ter essa honra. Bom por ver o progresso, Chuck Cooper", disse no microblog.

A mudança de opinião de Bill Russell se explica. Chuck Cooper (1926-1984), citado no tuíte de Bill, foi o primeiro negro a ser draftado por um time da NBA, exatamente o Boston Celtics, em 1950. Cooper, porém, demorou até setembro deste ano para, em uma honraria póstuma, ser reconhecido ao entrar no Hall da Fama.

Com a porta aberta por Chuck, Bill Russell, atualmente com 85 anos, se viu "livre" para enfim colocar seu anel de imortal do Hall da Fama na mão em uma cerimônia íntima que contou com seus amigos Bill Walton e Alonzo Mourning.

Quarenta e quatro anos depois, dá pra dizer que o Hall da Fama está completo com uma de suas mais importantes figuras.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.