Topo

Bala na Cesta

Temporada do NBB começa no sábado - quem são os favoritos?

Fábio Balassiano

11/10/2019 05h01

A temporada 2019/2020 do NBB começa amanhã com Minas x Flamengo (12h45, com Band exibindo) com 100% dos jogos sendo exibidos no conceito multiplataforma da Liga Nacional (mais aqui) e o blog coloca abaixo um pequeno resumo dos times no famoso ranking de forças. Quem briga pelo título? Quem pode surpreender? Quem almeja chegar ao playoff?

O sistema de disputa foi mantido em relação à temporada 2018/2019. A fase de classificação será realizada em dois turnos e classificará os 12 primeiros colocados aos playoffs. No mata-mata, as oitavas-de-final serão disputadas em uma melhor de três entre o quinto e o décimo-segundo colocados. A partir das quartas de final, as séries de playoffs adotarão o formato melhor de cinco já com as equipes que folgam na primeira rodada da pós-temporada (primeiro a quarto).

Em decisão tomada em conjunto pelos Clubes que formam o Conselho de Administração, não haverá rebaixamento. Com isso, o campeão do Campeonato Brasileiro de Clubes, realizado pela Confederação Brasileira, poderá pleitear uma vaga no NBB e a aprovação será definida pelo Conselho de Administração da Liga Nacional de Basquete (LNB).

Vamos lá:

BRIGAM PELO TÍTULO:

Flamengo -> É o atual campeão do NBB, manteve boa parte do elenco, trouxe dois americanos (Leron Black e Zach Graham) e tem o comando de Gustavo de Conti, o melhor técnico do país. Ficaram Marquinhos, Olivinha, Deryk, Franco Balbi, Rafael Mineiro, Jonathan Luz.

Minas -> Foi o time que mais e melhor se reforçou para a temporada, transformando-se em favorito. O técnico é novo (Leo Costa), e os reforços, bem experientes. O quinteto titular inteiro é novo (Davi Rossetto, Alex Garcia, Leandrinho, Tyrone e Shilton), com Cobb e Gui Deodato vindo do banco para a rotação. Além deles, comenta-se que Anderson Varejão chegará ao clube mineiro ainda este ano (rumor não confirmado). Os mineiros vêm fortíssimos pro NBB.

Franca -> Manteve toda a base vice-campeã do NBB, perdendo apenas Andre Goes e Alexey, mas trazendo o uruguaio bom de bola Luciano Parodi (armador). Ficaram David Jackson, Rafael Hettsheimeir, Lucas Dias, Jimmy, Lucas Cipolini, Gui Abreu e Elinho, além do técnico Helinho Garcia.

PODEM SURPREENDER

Corinthians -> Finalista do Paulista junto com Franca, o Corinthians entra para a sua segunda temporada muito bem reforçado. Além da manutenção de Ricardo Fischer, que tem jogado uma enormidade no Estadual, Fuller, Humberto, Guilherme Teichmann e Douglas Santos, o Timão trouxe Nesbitt (ex-Flamengo), Anthony Johnson, Robinson, Arthur Pecos, Felipe Vezaro e o ótimo Wesley, um dos destaques do Minas nos últimos anos. O técnico é Bruno Savignani.

Botafogo -> Semifinalista do NBB passado, o alvinegro carioca conta com o comando de Leo Figueiró, quatro reforços (Lucas Mariano, Du Sommer, Paulinho e Wesley Sena) e a base do campeonato de 18/19 com Jamaal, Henrique Coelho, Arthur e Diego Conceição.

São Paulo -> Vice-campeão da Liga Ouro e em sua primeira temporada no NBB, o tricolor paulista, do técnico Cláudio Mortari, foi às compras e montou um elenco experiente para a sua estreia na competição. O destaque, porém, é jovem, o armador Georginho. Chegaram Murilo, Leo Meindl, Shamell, Jefferson Willian, Douglas Kurtz, Renan Lenze, Cassiano, Mamedes e Holloway.

Mogi -> Bem renovado, o elenco do técnico Guerrinha fez um ótimo Paulista e conta com um dos melhores armadores da nova geração. Sob a batuta de Alexey, ex-Franca, os mogianos esperam ir longe. Também chegaram Danilo Fuzaro, Paranhos e o sempre bom Andre Goes. Ficaram João Pedro e Gruber.

Bauru -> Apesar da lesão recente de Larry Taylor, os bauruenses virão fortes no NBB. Chegaram Wiggins, o argentino Faggiano, Crescenzi e Renato Carbonari para serem comandados pelo ótimo Demétrius, que também conta com o retorno de Gabriel Jaú, jovem ala bauruense que está quase pronto para voltar às quadras após lesão no joelho.

BRIGAM POR PLAYOFF

Pato Basquete -> Também em sua temporada de estreia no NBB, o Pato aposta no comando do técnico Dedé e um elenco que tem Gegê, Coimbra e Gustavo Basílio como principais nomes. É o retorno de Dedé, demitido do Vasco dois anos atrás. Vamos ver como se sai a cidade em sua primeira incursão na elite do basquete brasileiro.

Pinheiros -> É basicamente o mesmo elenco da temporada passada, com a chegada do pivô Caio Torres e o retorno de Danilo Sena após Liga Ouro pelo Cerrado Basquete. O técnico Cesar Guidetti entra em sua quinta temporada dirigindo a equipe da capital de São Paulo.

Paulistano -> Vencedor do NBB dois anos atrás, o time do técnico Régis Marrelli trouxe três pontuais e bons reforços. O pivô Maique, o ala Coleman e o armador Felipe Ruivo, que passarão a fazer parte de uma rotação que já conta com Yago, Dikembe, Eddy, Guilherme e Vitão.

UniFacisa -> Campeão da Liga Ouro, o time de Campina Grande estreia no NBB bem reforçado. O técnico é o ex-palmeirense Filé, e no elenco os nomes de Gemerson e Vithinho (ex-Vasco) chamam atenção. Além deles, os estrangeiros Spencer e Miller chegam para dar consistência a rotação. Antonio, João Vitor, Gabriel, Gemadinha, Nicolas e Douglas Nunes completam o grupo.

São José -> Chegaram Duda, Lupa e Rafael, todos do Vasco, além do argentino Agustin Ambrosino para o técnico Jaú. São José teve inúmeros problemas na temporada passada, e confia que neste ano a sua vida será menos atribulada.

Brasília -> O time teve problemas financeiros na temporada passada, manteve o projeto para este campeonato, mas não se reforçou muito. Trouxe Zé Carlos de Mogi e Gui Bento, ex-Corinthians, mas nada além disso. O veterano Nezinho segura as pontas com a saída do americano Zach Graham.

Rio Claro -> A fanática cidade tem o técnico Fernando Penna estreando no NBB e os reforços de Ansaloni, Pedro, Enzo Ruiz, Gerson, Lucão e Jefferson Campos, além da manutenção do americano Lucious. O ginásio fica sempre lotado e é maravilhoso o apoio local.

Basquete Cearense -> O time perdeu boa parte de sua base com Cobb, Paulinho e Kurtz, mas manteve Brite, Felipe Ribeiro, Rashaun e Sualisson. Trouxe Cauê, Mathias e Marcão. Vai brigar pelas últimas vagas na pós-temporada.

Concorda comigo?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.