Topo

Bala na Cesta

Por que a nova regra do basquete universitário irrita LeBron James

Fábio Balassiano

08/08/2019 06h01

A NCAA, entidade que organiza o circuito universitário americano, divulgou nesta semana novas regras que dizem respeito ao agenciamento de atletas ainda na faculdade. E elas irritaram bastante um astro do basquete americano. Ninguém menos que LeBron James (que aliás nem pela NCAA passou – pulou direto do segundo grau para a NBA) foi ao Twitter para reclamar.

O motivo é bem claro. A principal mudança é que os agentes, a partir de agora para representar os jogadores universitários que estão discutindo se voltariam para mais um ano de basquete nas faculdades ou se jogariam profissionalmente, ou seja na NBA, na G-League ou internacionalmente, precisam ter diploma universitário comprovado pelo Ministério da Educação dos Estados Unidos, o diploma da Associação Nacional de Jogadores de Basquete por pelo menos três anos consecutivos, seguro de responsabilidade profissional e a realização de um exame presencial no escritório da NCAA em Indianápolis no início de novembro. Atualmente apenas o diploma da Associação é exigido.

Aí LeBron foi ao Twitter duas vezes:

Usando o termo "A Lei Rich Paul" e logo depois colocando trechos de uma matéria da Revista Sports Illustrated que fala sobre o crescimento na carreira de Rich Paul e como ele vem incomodando os demais agentes da NBA, LeBron critica o fato desta nova regra da NCAA atingir rápida e abertamente seu amigo, que não tem diploma universitário.

Pra quem não lembra (mais aqui), Rich Paul é melhor amigo, sócio-fundador e um dos donos da Klutch Sports, agência de marketing esportivo que, de uma hora pra outra, capturou no mercado nomes como LeBron James, Anthony Davis, Draymond Green, John Wall, Tristan Thompson, entre outras. Outros atletas, como o próprio Thompson, e ex-jogadores como Matt Barnes, criticaram abertamente a NCAA, dizendo que a nova regra é preconceituosa, temerária e que visa atingir apenas um agente que está trabalhando para melhorar a vida dos atletas.

A nova lei da NCAA, porém, pode ter história curta. Não pelas críticas de LeBron, mas porque de acordo com a Sports Illustrated Rich Paul ou qualquer outro agente poderia argumentar que os critérios violam a lei antitruste federal, já que excluiria o fato de os jogadores terem o direito de escolher qualquer agente credenciado pela Associação de Atletas antes de entrar na NBA ou no mercado internacional.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.