Topo

Bala na Cesta

Como a Nike impediu mudança de número de camisa de LeBron James na NBA

Fábio Balassiano

13/07/2019 01h42

AFP

Logo que o Los Angeles Lakers concretizou a troca para ter o ala-pivô Anthony Davis, LeBron James, astro do Lakers, anunciou que cederia o seu 23 do uniforme para Davis, que usara o mesmo número nos 7 anos em que atuou pelo New Orleans Pelicans.

James havia anunciado aos quatro ventos que retornaria ao 6 que utilizou em Miami, onde jogou entre 2010 e 2014, e pela seleção norte-americana. Só que tudo mudou nesta semana. A franquia angelina foi avisada pela Nike, fornecedora de uniformes oficial da NBA, que não, não será possível fazer isso desde já.

De acordo com o Yahoo Sports, a empresa, por coincidência patrocinadora individualmente de LeBron James, disse que atletas e franquias da NBA têm até 15 de março para informar sobre mudanças em seus respectivos números visando a temporada seguinte. Caso contrário, a Nike já começa a produção de uniformes para venda, sobretudo dos grandes nomes de cada time (caso de LeBron).

Harry How / GETTY IMAGES NORTH

Uma fonte da liga, inclusive, afirmou à ESPN americana que a NBA chegou a notificar os Lakers que o prazo final para mudança de 15 de março havia passado, mas que abriria mão caso a Nike também  concordasse. A empresa informou sobre a sua recusa através de nota, justificando a sua decisão no inventário de camisas não vendidas com o número 23 de LeBron James, gigantesco e que teria levado a um impacto financeiro "na casa das dezenas de milhões de dólares" caso fosse "queimado", disse uma fonte à emissora.

Sem nenhuma garantia, até então, de que teria Anthony Davis, LeBron e os Lakers não avisaram à NBA sobre a modificação do número até 15 de março de 2019 e o astro utilizará mesmo o seu famoso 23 na temporada 2019/2020.

Caso deseje alterar os dois números (de LeBron e de Davis) visando 2020/2021, ambos devem enviar solicitação até 15 de março de 2020.

Anthony Davis, aliás, será apresentado oficialmente neste sábado como novo atleta da principal franquia de Los Angeles, e divulgou em seu próprio Instagram que, sendo assim, jogará com o número 3.

Reprodução Instagram Anthony Davis

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.