Topo

Bala na Cesta

Grego coroado: Giannis Antetokounmpo é eleito o melhor da temporada da NBA

Fábio Balassiano

25/06/2019 07h36

Divulgação NBA

Era praticamente uma questão de formalização. E assim foi feito ontem em Los Angeles. Aos 24 anos, Giannis Antetokounmpo, ala do Milwaukee Bucks, foi eleito ontem o jogador mais valioso (MVP) da temporada 2018/2019 da NBA (o terceiro mais novo a conseguir o feito – Derrick Rose e LeBron James à sua frente).

Giannis teve uma média de 27,7 pontos, 12,9 rebotes e 5,9 assistências por jogo na temporada, levando o seu time à final da conferência Leste e sendo a única equipe da NBA a conseguir 60 vitórias na fase regular. Ele superou James Harden (MVP de 2018) e Paul George, do Oklahoma City Thunder, na disputa pelo troféu mais valioso da noite. Seu feito foi comemorado por muita gente, inclusive por Kobe Bryant, que lembrou no Twitter do pedido que fez a Giannis em 2017 para que ele se tornasse o melhor jogador da liga.

Filho de imigrantes nigerianos, Giannis nasceu em Atenas. Embora Antetokounmpo e três de seus quatro irmãos tenham nascido na Grécia, eles não conseguiram receber a cidadania grega logo de cara. Durante os primeiros 18 anos de sua vida, o rapaz não tinha documentos da Nigéria e nem da Grécia. Vivia nas ruas vendendo óculos e blusas com seus pais até que foi descoberto pelo Filathlitikos, clube local.

A festa, que contou com homenagens a Magic Johnson e Larry Bird, também premiou os seguintes jogadores:

Jogador defensivo do ano: Rudy Gobert (Utah Jazz)
Técnico do ano: Mike Budenholzer (Milwaukee Bucks)
Melhor reserva: Lou Williams (Los Angeles Clippers)

Divulgação NBA

Jogador que mais evoluiu: Pascal Siakam (Toronto Raptors)
Calouro do ano: Luka Doncic (Dallas Mavs)
Executivo do Ano: Jon Horst (Milwaukee Bucks)
Momento do Ano: o retorno de Derrick Rose (Minnesota Timberwolves)
Prêmio de Esportividade: Mike Conley (Memphis Grizzlies)

Concorda com os prêmios da noite de ontem?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.