Topo

Bala na Cesta

Com jogo 5 das finais, ESPN quebra recorde de audiência da NBA no país; 6ª partida é hoje

Fábio Balassiano

13/06/2019 00h23

Não é só Steph Curry, Kawhi Leonard, Paskal Siakam e Klay Thompson que têm escrito a história nestas finais da NBA. Colhendo os frutos de exibir a liga norte-americana para o Brasil há mais de duas décadas, a ESPN, que já havia registrado a maior audiência da história da NBA no Brasil durante a exibição do jogo 1 da decisão, quebrou novamente o recorde de pessoas no quinto duelo de segunda-feira à noite envolvendo Toronto Raptors e Golden State Warriors (vitória do Warriors por 106-105). Foi o maior número do basquete norte-americano no Brasil até os dias de hoje.

O sexto jogo entre Golden State Warriors e Toronto Raptors acontece nessa quinta-feira, às 22h, com transmissão da ESPN. Jogando na Califórnia, o Golden State busca empatar a série em 3 a 3 e levar a decisão para o último jogo, que seria domingo em Toronto. Os Raptors precisam de mais uma vitória para conquistar o inédito título da NBA, o primeiro para uma franquia do Canadá.

"As finais desse ano são dramáticas. De um lado uma dinastia devastada por contusões e que luta bravamente pelo terceiro título consecutivo. Do outro, um time com mais elenco no momento e que vai em busca de uma conquista inédita. Encontro dos extremos. É um choque de mundos. Isso está sendo sensacional", disse com exclusividade ao blog o mensageiro do caos, o narrador Rômulo Mendonça.

O narrador tem sido um dos destaques das transmissões da NBA no Brasil. Com estilo irreverente e divertido, Rômulo tem atraído para a ESPN uma audiência que extrapola os fãs de basquete. Jogadores de futebol como Felipe Melo e Gabigol são nomes frequentes na audiência da NBA na emissora. Artistas como Ney Latorraca, Selton Melo, Dan Stulbach e Carioca também já manifestaram pelas redes sociais que acompanham a NBA na voz de Rômulo Mendonça. No jogo 5, até o apresentador Ivan Moré, recém-saído da Globo, elogiou a transmissão da ESPN por meio de seu perfil no Twitter.

Assim como realizado nas últimas temporadas, a ESPN transmite as finais com equipe in loco nos Estados Unidos e no Canadá. Além de Rômulo, a emissora conta com Paulo Antunes, José Renato Ambrosio e Matheus Cobucci realizando reportagens e entrevistas exclusivas ao longo das finais. "A audiência comprova o carinho do fã de esporte pela NBA e pelo trabalho que desenvolvemos nos últimos anos. A série tem tanta história para contar que só nos resta torcer por sete jogos", destaca João Palomino, Vice-Presidente de Jornalismo e Produção da ESPN.

Outro fator que demonstra o aumento de interesse dos fãs brasileiros pelo basquete está nos resultados da ESPN no pós-jogo. Em versão adaptada para as finais da NBA, o tradicional ESPN League teve o nome alterado para League de Passe, em uma brincadeira com o clássico Linha de Passe, mesa-redonda de futebol da ESPN Brasil. O pós-jogo no League de Passe manteve a ESPN na liderança da TV paga, fator que comprova que os fãs da modalidade também querem acompanhar as análises do basquete.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.