Topo

Bala na Cesta

Mais um título pro Flamengo ou o primeiro de Franca? NBB conhece campeão neste sábado

Fábio Balassiano

08/06/2019 07h25

Fotojump / LNB

Não existe nada melhor pra quem gosta de basquete do que jogo 5, o último da série. Em decisão de campeonato, ainda mais. É o que acontece neste sábado no Pedrocão, um dos palcos mais lendários do esporte do país, nesta que promete ser uma das melhores partidas da história dos 11 anos de NBB. A partir das 14h30 (ESPN, FoxSports, Facebook NBB e Band exibem), Franca e Flamengo decidem o campeão da temporada em um duelo pra lá de equilibrado.

Pra Franca, que não vence um Nacional de Basquete desde 30 de junho de 1999, vale a primeira conquista do NBB e a confirmação de seu reerguimento (mais aqui). Pro Flamengo, o sexto título em 11 edições de campeonatos de Liga Nacional, algo absurdo.

Na minha modesta opinião, o fator-chave pro duelo deste sábado atende pela defesa. O time que melhor defendeu e conseguiu ter vantagem sobre o outro nesse sentido acabou vencendo as partidas. O jogo não se divide, mas em momento de basquete onde os ataques atingem percentuais absurdos de conversão, reduzir a sanha ofensiva do rival tem diferencial gigantesco. Acredito muito pouco na questão de vontade, porque todo mundo quer ganhar na final, concordam?

João Pires / LNB

Os ajustes que Franca fez para atacar o Olivinha no Jogos 2 e 3 deram certo, principalmente com o Lucas Dias. Já no Jogo 4 nem tanto, porque o Flamengo começou a explorar o jogo interno com o Anderson Varejão contra o próprio Lucas, uma nota certa de ajuste do Gustavo De Conti (treinador). Outro dado que pode ajudar neste sábado é o rebote ofensivo. Ao todo, na série, o Fla tem 53 contra 31 de Franca. São 4,4 oportunidades a mais por jogo em segundas chances no ataque. É muita coisa.

Por fim, creio que o emocional decide e ajuda, mas acredito muito na estratégia para este Jogo 5. Não vejo como os técnicos ainda possam aprontar alguma coisa que não fizeram na série, até porque os dois times já estiveram pressionados, mas tanto Helinho quanto Gustavo de Conti devem fazer um ajuste ou outro para tentar ter vantagem no último jogo da série.

Alguns dados interessantes sobre a finalíssima de hoje:

1) Os Jogos 5 já viraram uma rotina em playoffs do NBB. Ao todo, das 109 séries melhor de cinco disputadas até aqui, 45 foram decididas somente no Jogo 5 (41,2% das séries).

2) Destas 45 séries, o mandante saiu vencedor em 36 oportunidades. A última vez que um visitante venceu foi ainda nesta edição da competição, com o triunfo do Botafogo nas quartas de final sobre o Pinheiros. Em finais nunca aconteceu de um time de fora da casa ganhar na casa do adversário em séries melhor de cinco.

3) Vencer o Jogo 4 eleva a moral de uma equipe para o Jogo 5, como fez o Flamengo nesta série contra Franca? Pode até ser que sim, mas o sucesso não é garantido. Na história dos playoffs do NBB, somente 18 dos 45 Jogos 5 foram vencidos pela equipe que ganhou a quarta partida.

João Pires / LNB

4) Gustavo De Conti é um dos treinadores mais calejados em Jogos 5 de toda a competição. Ao todo, o comandante do Flamengo esteve nessa posição em sete oportunidades e venceu em seis ocasiões, sendo duas delas fora de casa. Contra Franca, vitórias contra Franca em decisão de Paulista dois anos atrás inclusive dentro de um Pedrocão bem lotado.

5) O Flamengo conta com dois experientes jogadores à sua disposição: Olivinha e Marquinhos. Juntos, os dois já participaram de oito Jogos 5 em playoffs do NBB, com seis vitórias e duas derrotas na conta.

Na minha opinião, o favorito de Jogo 5 é sempre o time da casa. Se o time visitante, nessas finais, não fosse o Flamengo, eu diria que o Franca era o favorito. Mas o rubro-negro carioca é um time muito experiente, com jogadores acostumados a pressão, já venceram o Super8 no Pedrocão e possuem um treinador que já venceu algumas vezes jogos decisivos lá.

E pra vocês, quem será que leva o título do NBB na temporada 2018/2019?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.