Topo

Bala na Cesta

Flamengo joga bem, domina Franca do começo ao fim e conquista 6° NBB

Fábio Balassiano

08/06/2019 19h22

Terminou a temporada 2018/2019 do NBB. E com um campeão bem conhecido. Com a vitória de 81-72 em um Pedrocão apinhado de gente (quase 6 mil pessoas), o Flamengo venceu Franca jogando muito bem do começo do fim e conquistando a sexta taça da competição.

Foi o segundo troféu consecutivo do técnico Gustavo de Conti, intenso, brilhante, "chato" na medida certa, evoluindo e aprendendo a cada dia para se tornar um treinador melhor como ele mesmo disse no pós-jogo que participei com ele. O MVP das finais foi Olivinha.

O MVP do jogo 5, com 18 pontos e brilhante no ataque, foi Marquinhos.

O Flamengo começou absurdamente bem, e Franca surrealmente mal. O time da casa sentia a pressão, jogava e fazia tudo errado no ataque e na defesa e viu o rival atropelar com 24-10 na primeira parcial.

Antes do intervalo os Francanos jogaram razoavelmente melhor, amparados pelos 12 pontos praticamente seguidos de Didi, que infelizmente não jogou na segunda etapa devido a um choque em Nesbitt (não retornou pra segunda etapa devido a dores no ombro). Após 20 minutos, os rubro-negros foram pro intervalo vencendo por 45-29 (e poderia ser mais…). Os donos da casa tiveram incríveis 0/10 de 3 pontos e 2 assistências, algo bem baixo.

No segundo tempo Hettsheimeir apareceu, Alexey também, Franca melhorou bastante, mas não contou com Lucas Dias (apenas 7 pontos no jogo todo) e Elinho (zerado a partida inteira…). A diferença caiu pra 7 pontos, mas o Flamengo em nenhum momento mudou seu plano de jogo, fechando a parcial em 56-44.

No começo dos 12 minutos derradeiros do campeonato o Flamengo abriu 17 (61-44), viu o rival de novo tentar reação, mas nada que impedisse o título do rubro-negro, o sexto da história do NBB em 11 edições e vencido brilhantemente em um Pedrocão lotado por 81-72.

O título coroa mais um grande trabalho de Gustavo de Conti, o técnico, Olivinha, o Deus da Raça e MVP das finais, Anderson Varejão e sua redenção, Marquinhos e seu jogo cada vez mais consistente, Balbi, Davi e Deryk muito bem na armação, Nesbitt, Mineiro, Jhonatan, e Crescenzi firmes na marcação e todos jogando muito bem coletivamente.

Parabéns a Franca, pela brilhante campanha. Parabéns, sobretudo, ao Flamengo, pelo título e pela hegemonia do basquete nacional.

Abaixo minha análise em vídeo:

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.