Topo

Bala na Cesta

Às vésperas do Mundial da China, Leandrinho jogará torneio de basquete de rua

Fábio Balassiano

07/06/2019 06h00

De férias desde o dia 8 de abril, quando o seu Minas foi eliminado por Bauru nas oitavas-de-final do NBB, Leandrinho é nome certo na convocação do técnico Aleksandar Petrovic para o Mundial da China que acontece a partir de 31 de agosto.

Normalmente antes deste tipo de competição atletas descansam da extenuante temporada, e logo depois de, sei lá, 15, 20 dias, fazem treinamentos específicos tanto na parte física como técnica, mas quase nunca se arriscam em qualquer tipo de campeonato de basquete de quadra (os da NBA são proibidos por contrato de entrarem em quadra até para aquelas famosos jogos amistosos, como o que vemos aqui no Brasil nos finais de ano). São atletas profissionais do basquete de quadra, certo? Algo além disso é ainda menos usual.

Por isso surpreende a muita gente ver o nome do ala brasileiro como um dos convocados para um torneio que será disputado em Paris entre os dias 22 e 23 de junho no time que, além dele, tem os nomes de Shamell, Gui Deodato, JP Batista, entre outros. Já seria estranho. Fica ainda menos comum quando olhamos que o Quai54 (site aqui), nome do campeonato, é um torneio de basquete de rua…

Conversei com a assessoria de imprensa do atleta rapidamente ontem à tarde, pedindo um esclarecimento e perguntando se o fato de jogar um torneio de basquete de rua em um espaço aberto e a pouco mais de 60 dias do Mundial da China não seria até certo ponto perigoso do ponto de vista físico e prejudicial do ponto de vista da preparação para um campeonato tão distinto em termos técnicos. Não recebi uma nota oficial, mas isso aqui: "O Mundial da China é em Agosto. Estamos em Junho. Há risco, sim, mas há aspectos positivos também. A razão do Leandrinho para aceitar isso visa uma melhor preparação pro torneio da China".

Atualização às 09:44. A assessoria enviou o seguinte esclarecimento após a publicação do texto: "O QUAI se trata de Torneio de elite a céu aberto, com quase todas as equipes contando com atletas profissionais. Na edição do ano passado, o time vencedor tinha dois atletas da NBA (Bismack Biyombo, em atividade, e Boris Diaw). O objetivo é participar de algo de altíssimo nível, buscando um melhor condicionamento e preparação, porém sempre cuidando de sua integridade física".

Procurada, a Confederação Brasileira de Basketball, que foi avisada pelo blogueiro ontem à tarde sobre a situação, preferiu não se pronunciar e disse que analisará o caso internamente. Renato Lamas, diretor de seleções da entidade, conversará com Leandrinho a respeito do tema, conforme eu apurei.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.