Topo

Bala na Cesta

Consistente, Toronto defende bem, bate Warriors e abre 1-0 na final da NBA

Fábio Balassiano

31/05/2019 00h31

VAUGHN RIDLEY / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP

Foi o primeiro jogo da história da franquia Raptors na final da NBA. Já seria fantástico e emocionante por isso. Mas a equipe foi além e com uma atuação consistente, consciente e defensivamente muito boa do começo ao fim acaba de fazer 118-109 nos atuais bicampeões (e até então favoritos) Golden State Warriors para abrir 1-0 na decisão da temporada jogando diante de uma fanática e apaixonada torcida em solo canadense.

Com 32 pontos, o camaronês Paskal Siakam esteve em noite exuberante, imparável, imarcável, liderou os canadenses e chegou a converter 12 arremessos seguidos, algo absurdo. Do outro lado, apenas Steph Curry foi excelente (34 pontos). O jogo 2 acontece no domingo, também no Canadá, às 21h (ESPN e Band exibem).

O jogo começou com um tiroteio de três pontos. Dos primeiros 22 arremessos dos dois times, nada menos que 17 foram do perímetro. Quando os ânimos se acalmaram, o Toronto foi melhor, fechando a parcial em 25-21. No segundo quarto, DeMarcus Cousins voltou às quadras para o Golden State depois de quase dois meses parado, mas não adiantou muito.

VAUGHN RIDLEY / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP

A dupla Paskal Siakam (10 pontos) e Marc Gasol (14 pontos e 4 rebotes em uma atuação exuberante) foi fundamental para os canadenses irem para o vestiário com 59-49, levando a torcida ao delírio. Naquele momento, um tímido Kawhi Leonard nem precisava brilhar tanto para os Raptors (7 pontos).

Na volta pra segunda etapa, Siakam explodiu. Com 14 pontos praticamente seguidos, o camaronês de 25 anos ignorou Draymond Green, um dos melhores marcadores da NBA, elevou a diferença do Raptors a 12 pontos na metade do período e fez com que seu time fosse para os 12 minutos finais com confortáveis 88-81. Naquela altura, a estrela Kawhi tinha 18 pontos em atuação pra lá de tímida (4/12 nos arremessos). Do outro lado, Curry tinha 26 pontos.

Nos 12 minutos finais, o Warriors tentou reagir, mas esbarrou na excelente marcação do Toronto, que relegou os atuais campeões a 42% de conversão nos arremessos. Com Siakam dominante (32 pontos e 8 rebotes ao todo), Marc Gasol ótimo nos dois lados da quadra (20 pontos, 7 rebotes e 2 roubos), Fred VanVleet elétrico vindo do banco de reservas (15 pontos) e Kawhi Leonard pontuando bem nos lances-livres (10 de seus 23 pontos vieram dali) os Raptors seguraram a onda até o final, fizeram 118-109 e abriram 1-0 na final da NBA.

VAUGHN RIDLEY / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP

Para quem cravava uma varrida (4-0 pro Warriors), uma série tranquila pro Golden State, acho que já dá pra rever os conceitos. A final começou nesta quinta-feira e promete ser bem longa. O Toronto, que ainda não perdeu pros rivais de Oakland (2 vitórias na temporada regular, esta na decisão), garantiu, no mínimo, que a série retorna ao Canadá para um eventual Jogo 5.

Abaixo os melhores momentos da partida desta quinta-feira em Toronto:

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.