Topo

Bala na Cesta

O que está em jogo na final da NBA que começa na quinta-feira?

Fábio Balassiano

28/05/2019 05h01

Você leu ontem aqui sobre Kawhi Leonard, ala do Toronto Raptors que vai desafiar o Golden State Warriors, atual bicampeão da NBA e favorito ao título da decisão da liga que começa na quinta-feira (Band e ESPN exibem ao vivo a partir das 22h). Mas não é só de Kawhi que temos o que dizer na disputa pelo troféu Larry O'Brien. Há muito mais coisa em jogo, né? Vamos lá:

Dinastia do Warriors -> Quinta final de NBA seguida, três troféus nos últimos quatro anos e potencialmente cinco All-Stars na quadra caso Kevin Durant e DeMarcus Cousins voltem para a decisão (ambos estão fora do primeiro jogo por lesão). O título pode colocar o Golden State como o primeiro time desde os Lakers do começo do século (2000, 2001 e 2002) a obter três títulos consecutivos. Além da franquia angelina, apenas Bulls e Celtics conseguiram levantar três troféus de forma consecutiva na história da liga. É disso que estamos falando.

Primeiro título do Raptors -> Se no Warriors a questão é a manutenção do status quo, no Canadá a situação é o ineditismo. O Toronto joga pela cidade e pelo país. Nunca havia chegado à final em 25 anos de NBA e se não é o favorito conta com mando de quadra e com o melhor jogador dessas finais até o momento (Kawhi). Um bom começo é fundamental para as pretensões torontinas. Sair perdendo pode reforçar a tese de muita gente de que os Raptors comemoraram demais o título da conferência Leste ao invés de focarem na decisão da liga.

HARRY HOW / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP

O futuro do Golden State -> Não sei exatamente o que se passa na cabeça de Klay Thompson e nem de Kevin Durant. Ambos serão agentes-livres ao final da temporada e obviamente bastante cortejados pelo mercado. Não sei até que ponto um novo título do Warriors influencia na decisão deles ficarem ou não na franquia pelos próximos anos. Um revés muito provavelmente daria ainda mais certeza na sensação que a turma de Oakland vive realmente o seu último suspiro com esse núcleo. Pode ser que estejamos vendo os passos derradeiros de um dos melhores times da história da NBA.

O futuro do Toronto -> O mesmo raciocínio vale para o Toronto Raptors. Danny Green será agente-livre. Marc Gasol pode vir a ser também caso opte por sair de seu contrato. Kawhi Leonard certamente será e vai receber tantas propostas quanto estiver disposto a ouvir. O futuro do Raptors depende bastante de quão competitivos eles podem ser diante do Warriors. O núcleo canadense é bem bom e, se mantido, pode vir a dominar o Leste por algum tempo. A dúvida é se Masai Ujiri, o executivo da franquia, conseguirá manter todo mundo.

Outro técnico estreante campeão? -> Steve Kerr, técnico do Warriors, foi campeão como estreante na função em 2015. No ano seguinte, Ty Lue repetiu o feito. Agora pode ser a vez de Nick Nurse, técnico do Toronto que em seu primeiro ano como treinador principal de um time da NBA leva a equipe de cara à decisão da liga. Aos 51 anos, Nurse foi assistente técnico do próprio Raptors por cinco anos até ser convidado a assumir a função no começo da temporada.

O primeiro MVP para Steph Curry? -> Eleito de forma unânime o melhor jogador da temporada 2015/2016, falta uma coisinha para Steph Curry colocar em sua sala de troféus: ser MVP das finais da NBA. Dono de inúmeros recordes em três pontos, dois MVP's de temporada regular e tudo mais, o camisa 30 do Warriors ainda não conseguiu ser eleito o melhor jogador dos playoffs da liga. Em 2015, Andre Iguodala. Nos dois anos mais recentes, Kevin Durant. Chegou a hora do magriça?

A popularidade da liga -> Nos dois últimos anos, com finais pra lá de previsíveis a favor do Golden State Warriors contra o Cleveland Cavs, de LeBron James, a NBA viu uma queda abissal em sua audiência na decisão. O favoritismo continua com o Warriors, mas a liga conta com um novo entrante na decisão, com o fator Kawhi e sua capacidade técnica anormal, a possibilidade de ser o último suspiro deste Golden State e a consolidação da dinastia do time de Steve Kerr para voltar a capitalizar na disputa do troféu.

A final começa na quinta-feira. Essas respostas começarão a ser desvendadas a partir do jogo 1.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.