Topo

Bala na Cesta

Com Pedrocão como trunfo, Franca busca empate na final do NBB contra o Flamengo

Fábio Balassiano

23/05/2019 13h01

Fotojump / LNB

Após o jogo 1 no Rio de Janeiro (vitória do Flamengo por 82-68), Franca entra em quadra logo mais para a partida número 2 da decisão da temporada 2018/2019 do NBB com uma missão: não deixar o fortíssimo rival abrir 2-0 e ficar a um triunfo do título do campeonato. Para isso, o time do técnico Helinho conta com um velho e ótimo aliado para igualar o confronto que começa às 20h (ESPN, FoxSports e Facebook exibem – antes, a partir das 19h, participo do pré-jogo no Facebook aliás).

Franca é a equipe com melhor aproveitamento em casa na atual edição do NBBA. Em 17 partidas no "Templo do Basquete Brasileiro" a equipe venceu 16 (94,1% de aproveitamento), sendo quatro durante os playoffs – única derrota aconteceu contra o Botafogo na fase de classificação.

"Nosso recorde e nosso percentual de vitórias jogando em casa são excelentes. É com a força da nossa torcida que vamos entrar com tudo para fazer um grande jogo, com a maior intensidade possível, para conseguirmos essa primeira vitória na série", afirmou Helinho.

Sobre Franca, um ponto importante. O time foi amplamente dominado fisicamente e taticamente no jogo 1, e certamente precisará de ajustes para logo mais. O principal deles, na minha opinião, está no lado defensivo. Permitir tantos chutes livres do Flamengo é um erro absurdo e que, pelo lado francano, não pode ser repetido. Chegar no ataque e não controlar o ritmo da partida, como disse a mim o armador de Elinho após a partida de domingo passado no Rio de Janeiro, a mesma coisa. Defesa e ataque não se dividem e pra equipe local o importante, mais do que nunca, é segurar a onda na marcação para, sem sobressaltos, ataques sem acelerar demais as suas ações.

Fotojump / LNB

Pelo lado do Flamengo, um alento. Apesar da derrota contra Franca na fase de classificação do turno do NBB, o último confronto entre as equipes aconteceu na decisão da Copa Super 8, que valia uma vaga para a Liga das Américas da próxima temporada. Na ocasião, o Fla superou o Franca por 79-75 e se sagrou campeão da primeira edição da Copa Super 8. Desde então, foram três vitórias consecutivas contra os francanos (duas no Rio de Janeiro – a do returno e a do primeiro jogo da decisão – e esta no Pedrocão).

Taticamente falando, certamente Gustavo de Conti vai tentar armar algo ainda mais difícil para Franca logo mais. A parte de condução de bola (com ou sem Balbi) funcionou bem. Concentrar a marcação dentro do garrafão e "pagar" o chute de fora, a mesma coisa. Eu só acho que os francanos não insistirão tanto nas bolas longas (se não estiverem caindo) e virão com outra intensidade e atitudes. Gustavo é inteligente e conhecendo-o um pouco trará outras novas cartas para a mesa nesta noite.

Vale a pena ficar de olho no jogo de logo mais. Deixar o Flamengo sair com 2-0 em uma melhor de cinco partidas é um perigo absurdo pra Franca. Pelo lado rubro-negro, a chance de encurralar o rival com dois triunfos consecutivos é algo absurdamente animador. ESPN, FoxSports e Facebook na exibição. Jogaço logo mais no Pedrocão.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.