Topo

Bala na Cesta

Com impasse na Lei Piva, CBB cancela organização de 2 campeonatos sul-americanos

Fábio Balassiano

11/04/2019 13h32

O blog Olhar Olímpico, aqui do lado, tem se debruçado em um tema espinhoso do esporte nacional que é o repasse das verbas da Lei Piva ao Comitê Olímpico Brasileiro (mais aqui). Já houve reprovação, autorização, mas a real é que ninguém sabe o que irá acontecer de concreto nos próximos dias nesta relação conturbada entre Secretaria Especial de Esporte e COB.

O impacto disso, pro basquete, é que além da falta de repasse à Confederação Brasileira de Basketball, dois campeonatos sul-americanos deixarão de ser realizados no país. O blog teve acesso ao documento (abaixo) em que a Confederação Sul-Americana anuncia que tanto o Sul-Americano Feminino Sub-21 que seria realizado em Recife no começo de julho quanto o Sul-Americano Sub-14 Feminino na metade do mesmo mês no Rio de Janeiro deixarão de ser realizados no país.

O blog foi ouvir a CBB a respeito e recebeu a seguinte explicação:

"Em resposta ao seu questionamento, sirvo-me da presente para informar que a tomada de decisão de retirar a candidatura do Campeonato Sul-americano Sub-14 Feminino se deu pela incerteza que vive o esporte olímpico no País neste momento.

Gostaria de reafirmar que temos o apoio inconteste do Comitê Olímpico do Brasil (COB) em todos os momentos, desde que o presidente Guy Peixoto Jr assumiu a Confederação Brasileira de Basketball (CBB), porém a incerteza faz com que se torne uma atitude temerária confirmar esta candidatura.

Desta forma, a citada competição volta ao status licitatório, o que não impede que a Confederação Brasileira possa lançar novamente o pedido de candidatura para sediá-la. Mas isso só ocorrerá no momento que tivermos as garantias financeiras necessárias. Em relação ao Campeonato Sul-americano Sub-21 Feminino não havia uma designação formal, mas sim uma fase de estudos sobre a viabilidade de sua realização no Brasil. Da mesma forma que para o outro campeonato se firmarmos as parcerias que vem sendo discutidas, poderemos também solicitar a sua realização aqui no País. Atenciosamente, Carlos Fontenelle, Secretário Geral da CBB".

É tão raro termos campeonatos de seleções no país e, com essa notícia, ficaremos sem ver dois deles no Brasil pelo visto. A situação do esporte brasileiro, em geral, merece ser muito bem estudada e debatida. Com raríssimas exceções as Confederações estão à míngua e sem conseguir performar como deveriam. É uma pena realmente.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.