Topo

Bala na Cesta

Clássico das multidões? Vasco x Flamengo de hoje pelo NBB terá apenas 250 convidados

Fábio Balassiano

16/03/2019 06h51

Conhecido como Clássico das Multidões devido ao seu apelo de público, o Vasco x Flamengo de hoje (14h) em São Januário pelo NBB, a elite do basquete nacional, será, digamos, diferente.

Temendo protestos e problemas de segurança, o cruzmaltino, mandante da partida e contando com a prerrogativa da polícia do Rio de Janeiro, que permite clássicos apenas com uma torcida por aqui, optou por selecionar o público que verá a partida deste sábado. Sim, é isso mesmo. Serão apenas 250 convidados, todos eles sócios e que tiveram que buscar seus ingressos entre quinta e sexta-feira. O jogo de hoje, inclusive, seria exibido na TV Bandeirantes, mas não será mais (na grade de programação entrou São José x Franca, alterado às pressas para ser transmitido pela Band). A informação foi divulgada primeiramente pelo jornalista Felipe Souza, do blog do Souza.

Em penúltimo lugar do NBB (apenas o último desde para a divisão de acesso), com salários atrasados e correndo sério risco de rebaixamento, o Vasco (5-18 na campanha) viveu problemas sérios em sua última partida em casa (diante de Brasília), quando vascaínos xingaram os atletas e o técnico Alberto Bial – por pouco as palavras não se transformaram algo mais sério.

O Flamengo, por sua vez, vive situação oposta. Com elenco recheado de estrelas, o time está em terceiro (19-4), já classificado de forma automática para as quartas-de-final, possui jogadores da seleção brasileira que poderão ir ao Mundial da China em agosto (Marquinhos e Anderson Varejão sobretudo) e ainda está  sonhando com as duas primeiras colocações, hoje com Franca e Pinheiros.

Quem gosta de basquete e de esporte lamenta que tenhamos chegado nesta situação. O que era pra ser um entretenimento pra famílias e torcedores em busca de um lazer num sábado à tarde tornou-se um programa quase que exclusivo, fechado, com regras pouco claras e para módicos 250 torcedores vascaínos entrarem em São Januário.

Em um mundo cada vez mais profissional e com o esporte se tornando negócio ao redor de todo mundo é realmente inadmissível. Preocupação com segurança é louvável, mas creio que o que vemos neste caso é muito mais medo de protesto devido a campanha do Vasco do que qualquer outra coisa. Uma pena.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.