Topo

Bala na Cesta

Invicto, Paulistano se classifica ao Final Four da Liga das Américas; decepcionante, Franca está eliminado

Fábio Balassiano

11/03/2019 00h02

Crédito: Newton Nogueira

Terminou a primeira semifinal da Liga das Américas, principal torneio de basquete do continente.

E mais uma vez com o sabor das vitórias para o Paulistano. Brilhante na primeira fase com 3 vitórias em sua casa no mês de janeiro, o time da capital de São Paulo esteve em Franca e fechou a segunda etapa do torneio continental também com 3 triunfos. Na sexta-feira, 98-81 contra os mexicanos do Capitanes e no sábado, 90-68 diante dos argentinos do Atenas. O deste domingo foi justamente contra os francanos, donos da casa, em um Pedrocão bem cheio. O placar de 87-82 veio com 30 pontos do cestinha Evan Roquemore (foto acima), constante e dominante a partida inteira.

O resultado coloca o Paulistano pela primeira vez em sua história no Final Four da Liga das Américas (ainda sem local e data definidos), deixando o clube a exatos dois jogos de conquistar o continente, o que seria um feito absurdamente incrível para um projeto que vem crescendo ano após ano (e nunca tendo o maior orçamento dos torneios que disputa). Vale a pena deixar desde já os parabéns ao grupo de atletas do técnico Régis Marrelli, que pegou um Paulistano campeão do NBB mas com um elenco quase que todo remodelado. Marrelli teve a competência de, muito rápido, dar um novo padrão de jogo à equipe (menos acelerado), entrosar as novas peças e, o principal, manter o estilo vencedor que o clube conseguiu construir nos últimos anos.

Crédito: Newton Nogueira

Além do Paulistano, o outro classificado é o mexicano Capitanes, que venceu duas de suas três partidas e sacramentou a vaga ao bater os argentinos do Atenas por 93-74 no jogo de fundo deste domingo à noite no Pedrocão.

Eliminado, Franca terminou a sua participação na Liga das Américas com uma vitória (a da estreia contra o Atenas na sexta-feira) e duas derrotas, uma atuação decepcionante para quem esperava brigar pelo título da competição e para quem jogava em casa diante de seu torcedor. A comissão técnica de Helinho precisa fazer uma avaliação sobre o que deu e o que não deu certo, já que o elenco possui investimento alto, as performances deste fim de semana no Pedrocão foram muito abaixo da crítica e ainda há uma fase final de NBB para tentar um caneco inédito para a história da equipe.

Na próxima semana teremos a outra semifinal, com San Lorenzo, Guaros de Lara, Capitanes (Porto Rico) e Las Animas (Chile) disputando as duas vagas finais em Buenos Aires.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.