Topo

Bala na Cesta

Com brasileiros, 1ª semi da Liga das Américas começa hoje - Sportv promete ignorar o evento

Fábio Balassiano

08/03/2019 07h06

Arte Paulistano Instagram

Começa hoje em Franca a primeira semifinal da Liga das Américas, espécie de Libertadores do Basquete e principal torneio do continente. Com a presença do time local e do também brasileiro Paulistano, a chave também recebe o Atenas (Argentina) e o Capitanes (México). Os times se enfrentam entre hoje e domingo (jogos às 19h e 21h) e os dois melhores avançam ao Final Four da competição, que ainda não tem data e nem local definidos.

Antes de falar das partidas e sobretudo dos times brasileiros, aqui vai um pito / reclamação de algo que já sabemos bem. Detentor dos direitos de transmissão para a TV aqui no país, o Sportv promete ignorar solenemente o que irá acontecer em Franca. E falo isso após ter consultado na quarta-feira, ontem e hoje de manhã a grade de programação do Canal Campeão. Não há NENHUM jogo previsto no site do canal para ser exibido ao vivo, nem mesmo o duelo entre Franca e Paulistano (os dois participantes locais). O máximo que há são reprises na madrugada (e mesmo assim aparentemente não são todos os jogos).

Não há nenhuma surpresa, visto que a emissora cansa de fazer isso, mas causa choque, espécie, chateação porque é o maior campeonato continental e que está sendo ignorado pelo canal que praticamente recebeu a competição em seu colo (os direitos do famoso pacote FIBA, da Federação Internacional, eram do Esporte Interativo, que abriu mão quando anunciou sua reestruturação financeira – mais aqui). Há prioridades (futebol, VTs de futebol, 147 mesas-redondas pra discutir o mesmo tema de… futebol, vôlei, tênis, UFC, peteca etc.), mas será que não cabia um mínimo espaço para o basquete em seu momento mais importante nas Américas? Me parece meio absurdo.

Divulgação Franca Basquete

Dentro de quadra, o dono da casa entra cercado de muita expectativa. Franca é o líder do NBB com 19-3, tem um elenco fortíssimo e sabe que sua torcida (fanática) sonha com mais um título continental (nesta temporada o caneco da Liga Sul-Americana). O duelo de hoje contra o Atenas, um time bem armado e que conta com os experientes Walter Herrmann e Maxi Stanic, ambos que já jogaram o NBB por aqui (Flamengo e Palmeiras, respectivamente) , é mais do que fundamental para a equipe começar com o pé direito.

O Paulistano, por sua vez, teve um período gigantesco de descanso para essa fase semifinal da Liga das Américas. Sem entrar em quadra desde o confronto com o Vasco da Gama pelo NBB no dia 28 de fevereiro e com apenas um jogo nos últimos 20 dias, a equipe comandada pelo técnico Régis Marrelli trabalhou firme nos treinos de preparação para essa fase do campeonato. Recuperou os jogadores e hoje tem o elenco inteiro à disposição para mais uma vez tentar fazer história (nunca chegou ao Final Four de uma competição continental.

Abaixo dias e horários das partidas:

08/03 – (Sexta-feira)
19h10 – Franca Basquete x Atenas (Argentina)
21h30 – Paulistano x Capitanes (México)

09/03 – (Sábado)
19h10 – Capitanes (México) x Franca Basquete
21h30 – Atenas (Argentina) x Paulistano

10/03 – (Domingo)
19h10 – Franca Basquete x Paulistano
21h30 – Capitanes (México) x Atenas (Argentina)

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.