Topo

Bala na Cesta

Por título inédito, Franca inicia hoje em casa final da Liga Sul-Americana

Fábio Balassiano

07/12/2018 05h00

Começa hoje o último degrau da escalada de Franca rumo ao inédito título da Liga Sul-Americana de Basquete. Em casa, certamente com um ginásio Pedrocão bem cheio, o time do técnico Helinho mede forças a partir das 20h (Sportv exibe) com o Instituto, de Córdoba (Argentina), na decisão que é jogada em melhor de 3 partidas. O segundo duelo será em 13 de dezembro, em solo cordobês, e se necessário o derradeiro confronto será também na Argentina no dia seguinte.

Neste formato, a Liga Sul-Americana é jogada desde 1996 e até hoje o tradicional time de Franca nunca conquistou a competição (9 participações). Foi vice em 1998, perdendo a decisão do Atenas, de Córdoba, e também em 2007, quando foi derrotado pelo Libertad, de Sunchales. No antigo formato, 6 canecos francanos, sendo o último em 1991 (1974-1975-1977-1980-1990-1991).

Franca e Instituto já se enfrentaram nesta edição da Sul-Americana. Foi no dia 4 de outubro, e os francanos venceram por 82-80 na fase de classificação. Muita coisa, porém, mudou. O Instituto evoluiu com Leandro Garcia Morales, o experiente uruguaio, na armação com Facunco Piñero e Luciano Gonzalez e venceu o grupo que tinha todos os brasileiros (Minas, Bauru e Flamengo) no Rio de Janeiro para chegar a decisão.

Sinceramente falando vejo Franca com um melhor elenco e um ótimo momento no NBB. Jogará em casa e tem a obrigação de vencer para chegar na Argentina tendo que vencer uma das duas eventuais partidas que jogará lá. É fundamental que a armação de Elinho e David Jackson funcione e que as segundas oportunidades, algo que aconteceu bastante na semifinal passada, sejam evitadas para um bem armado time do Instituto de Córdoba.

Vale lembrar que o campeão da Liga Sul-Americana garante vaga na Liga das Américas de 2019. Boa sorte aos francanos.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.