Topo

Bala na Cesta

Por vaga na Copa de 2019, seleção masculina precisa vencer o Canadá amanhã em SP

Fábio Balassiano

02/12/2018 19h00

Divulgação CBB / FIBA

Depois da boa exibição contra a República Dominicana na sexta-feira (vitória por 100-82), a seleção brasileira masculina entra em quadra amanhã à noite diante do Canadá (20h, no ginásio Wlamir Marques, no Corinthians – o Sportv exibe) com uma missão: bater os canadenses para carimbar de vez o passaporte para a Copa do Mundo da FIBA de 2019.

Com a mesma campanha do rival desta noite (7 vitórias em 9 jogos), em caso de vitória os brasileiros chegam a 8-2, fincam o pé na segunda posição do grupo que é liderado pela Venezuela (8-1) e se garantem no Mundial do próximo ano. Ainda restariam duas partidas (República Dominicana e Ilhas Virgens em fevereiro de 2019), mas como os três primeiros colocados e também o melhor quarto lugar se qualificam para a competição em solo chinês, triunfo logo mais dos comandados de Aleksandar Petrovic carimba o passaporte.

Divulgação CBB / FIBA

As boas notícias são que o Canadá não virá com a sua força máxima (graças a este maluco modelo de eliminatórias da FIBA), já que suas estrelas da NBA e da Europa não estão liberadas (Huertas, Felício, Raulzinho e, vá lá, Nenê também estão fora por aqui), e o Brasil jogou muitíssimo bem na sexta-feira contra os dominicanos – também em um duelo direto. Leandrinho esteve ótimo com 20 pontos em 19 minutos, as bolas de três caíram (41% nos 13/31 tentados), a troca de passes fluiu (23 assistências em 35 arremessos convertidos) e uma intensidade bem boa surgiu mesmo com as trocas (11 dos 12 atletas jogaram 12+ minutos). Foi um ótimo indício, sem dúvida.

Minha única torcida é que o ginásio Wlamir Marques, reverenciado em vida pela CBB na sexta-feira (parabéns!), fique um pouco mais cheio nesta segunda-feira, 3 de dezembro. Amanhã será a última partida oficial da seleção em solo nacional antes do Mundial de 2019, aliás.

Melhor oportunidade para os paulistanos comparecerem eu não creio que exista.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.