Topo

Bala na Cesta

Após 34 anos, seleção brasileira masculina faz jogo oficial em São Paulo

Fábio Balassiano

30/11/2018 04h02

A espera de 12.608 dias termina hoje. Após exatos 34 anos, 6 meses e 6 dias a seleção brasileira masculina adulta joga em São Paulo uma partida oficial nesta noite de sexta-feira. Diante da República Dominicana a partir das 19h15 (Sportv exibe) em duelo importantíssimo válido pelas Eliminatórias da FIBA para a Copa do Mundo de 2019, o time do técnico Aleksander Petrovic precisa da vitória no Ginásio Wlamir Marques, do Corinthians, para ficar mais perto do campeonato que será realizado na China no próximo ano.

A última vez que o selecionado nacional adulto atuou na maior cidade do país foi no agora longínquo ano de 1984, quando sediou o Pré-Olímpico de 1984 e venceu, na final, o Uruguai por 109-107 no dia 24 de maio em um apinhado ginásio do Ibirapuera. Depois daquela competição, alguns amistosos, alguns torneios preparatórios, mas nada de oficial como acontece nesta noite. Voltar à capital de SP é uma baita notícia, sem dúvida alguma.

E é um jogo pra lá de fundamental para a equipe que terá Varejão, Leandrinho, a volta de Marquinhos e a juventude do menino Didi, de Franca e uma das maiores revelações do basquete nacional. Com 6 vitórias em 8 jogos, o Brasil se aproxima da classificação caso vença os dominicanos, que possuem 5-3 no mesmo número de duelos. Na frente da chave estão Canadá e Venezuela, com 7-1 e praticamente qualificados para o Mundial da China. Os três primeiros do grupo avançam direto. O quarto melhor colocado, também, definindo os sete das Américas. No outro lado, EUA, Argentina e Porto Rico lideram, com o Uruguai correndo por fora.

A noite, por fim, ganha contornos de reverência, também, por ser disputado em um ginásio desde já histórico para o basquete brasileiro. Com a presença do próprio Wlamir Marques, é uma oportunidade e tanto de homenagear a quem tanto fez e ainda faz pelo esporte nacional. Wlamir é bicampeão mundial, duas vezes medalhista olímpico e patrimônio da modalidade e do país.

Estará na casa que leva seu nome e merece ser acarinhado pelo público que não vê um jogo oficial em sua cidade há 34 anos.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.