Topo

Bala na Cesta

Contra Ilhas Virgens, Brasil busca recuperação após derrota para Canadá

Fábio Balassiano

16/09/2018 06h00

Na quinta-feira, em Laval, a seleção brasileira masculina jogou contra seu rival mais complicado até o momento nas Eliminatórias da Copa do Mundo da China. E sofreu um revés. Perdeu do Canadá, fora de casa, por 85-77 em uma partida que não jogou mal, mas que falhou bastante sobretudo na marcação de perímetro e no pouco combate ao não mais que razoável Kelly Olynik, regular ala do Miami Heat que terminou a partida com surreais 20 pontos e 19 rebotes pra ser a principal figura da partida.

Mas não há muito tempo de se lamentar neste formado das eliminatórias, e neste domingo em Goiânia às 21h (Sportv2 exibe) o time do técnico Aleksandar Petrovic enfrenta as Ilhas Virgens em um duelo que é absurdamente importante. Como os três primeiros avançam direto para o Mundial da China de 2019, pra seleção brasileira vencer é mais que fundamental.

No momento, Canadá e Venezuela lideram o grupo F com 6 vitórias em 7 partidas. Empatados na terceira colocação, Brasil e República Dominicana possuem 5-2. Praticamente eliminados, Ilhas Virgens e Chile têm, respectivamente, 2-5 e 1-6.

Há um detalhe interessante que é o seguinte: depois desta janela há um período sem jogos até o final de novembro, quando no dia 30/11 os brasileiros recebem justamente os dominicanos neste que será o duelo provavelmente mais importante desta fase (ainda sem local definido). Também em casa, no dia 03/12, é a vez de medir forças com o Canadá em solo brasileiro.

As Ilhas Virgens não são um primor quando se fala em talento e nem em tradição de basquete. Mas a seleção brasileira não pode nem pensar em perder. Portanto, jogar com concentração máxima do início ao fim é essencial para que a posição na tabela seja mantida antes dos dois próximos difíceis confrontos (República Dominicana e Canadá).

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.