Topo

Bala na Cesta

Liga de Desenvolvimento tem data marcada e começa em setembro

Fábio Balassiano

18/08/2018 05h00

Xodó máximo do blog, a Liga de Desenvolvimento, torneio Sub-20 organizado pela Liga Nacional de Basquete, já tem data pra começar. Maior competição de base do basquete nacional, a LDB terá início no dia 10/09 e se estenderá até o dia 02/12.

Os 11 clubes participantes – Paulistano (SP), Flamengo (RJ), Pinheiros (SP), Franca Basquete (SP), Minas Tênis Clube (MG), Palmeiras (SP), Praia Clube (MG), São José (SP), Corinthians (RS), Círculo Militar do Paraná (PR) e Maringá (PR) – se enfrentarão em turno único na primeira fase e os oito melhores avançarão ao octogonal final da competição.

A fase de classificação, aliás, será dividida em duas etapas. A primeira será realizada em duas sedes: Rio de Janeiro (10 a 14/09) e Curitiba (15 a 20/09). Paulistano, Minas, União Corinthians e Palmeiras se juntarão ao anfitrião Flamengo em solo carioca. Já Franca, Pinheiros, São José, Maringá e Praia Clube estarão ao lado do Círculo Militar na capital paranaense.

Depois, entre os dias 30/09 e 05/10, as 11 equipes se juntarão em São Paulo para a realização das partidas restantes da primeira fase. A tabela completa dos jogos será divulgada nas próximas semanas pelo Departamento Técnico da LNB.

A fase final será disputada entre 27/11 e 02/12, também em São Paulo, em uma das pausas do NBB CAIXA para partidas da Seleção Brasileira. Os oito times classificados serão divididos em dois grupos e jogarão entre si dentro das chaves. Os dois melhores de cada lado se classificarão às semifinais, que assim como a decisão será disputada em jogo único.

Desde sua criação, a LDB já revelou mais de 100 jogadores para as equipes que disputam o NBB CAIXA. Em sua última temporada, o maior campeonato de basquete do país teve mais de 45% dos atletas oriundos da competição de base.

Realizada anteriormente com limite de idade de 22 anos, a Liga de Desenvolvimento de Basquete se tornou uma competição Sub-20 a partir de sua sétima edição.

Confira todos os campeões da LDB na história:

2011 – Flamengo (RJ)
2012 – Bauru (SP)
2013 – Flamengo (RJ)
2014 – Basquete Cearense (CE)
2015 – Pinheiros (SP)
2016 – Franca (SP)
2017 – Paulistano (SP)

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.