Topo

Bala na Cesta

Com fim do Esporte Interativo, competições de basquete de seleções ficam sem TV no Brasil

Fábio Balassiano

10/08/2018 05h55

Você deve ter visto ontem que a Turner anunciou o fim do Esporte Interativo, canal esportivo com uma belíssima história no país. O grupo norte-americano, dono do EI, informou ontem via comunicado que as atrações já compradas pela emissora (Champions League e Brasileirão a partir de 2019) seguirão no Space e na TNT.

O que pouca gente lembra é que anos atrás o Esporte Interativo adquiriu com exclusividade por quatro anos o famoso pacote FIBA, ou seja, todas as competições de seleções da Federação Internacional com exceção das Olimpíadas. Desbancou, inclusive, gigantes como Sportv e ESPN, que tinham interesse em seguir exibindo as competições.

Com a mudança de rumo por parte da Turner, o pacote FIBA será devolvido à Federação Internacional, provavelmente com o Esporte Interativo pagando alguma multa. A Federação Internacional, por sua vez, rescindirá o contrato e abrirá nova concorrência para o Brasil nos próximos meses. É bem possível que, como aconteceu nos últimos 10/15 anos, o Sportv consiga adquirir os direitos do pacote (caindo no colo da emissora desta vez…).

No momento, a realidade é que o país encontra-se sem uma emissora para exibir as partidas de seleções neste período de férias dos times de NBA, Brasil, Europa e afins. Vale lembrar que em menos de um mês acontece o Sul-Americano feminino (de 30/08 a 04/09 em Tunja, na Colômbia), em setembro há nova janela das eliminatórias (a seleção nacional enfrenta o Canadá em 13 de setembro, por exemplo) e a partir de 22 de setembro acontece o Mundial Feminino da Espanha (sem a equipe brasileira, que não se classificou).

Quem exibirá as partidas destas e demais competições da FIBA? Em breve, nova concorrência. Por aqui, ESPN, Fox, Band e Sportv podem vir a tentar o pacote (a emissora das Organizações Globo leva, claramente, vantagem desde já).

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.