Topo

Bala na Cesta

Sucesso no NBB10, Caxias do Sul desiste da próxima temporada

Fábio Balassiano

03/08/2018 20h10

Sexta-feira triste pra quem gosta de basquete. Um dos times com maior sucesso no NBB na última temporada (time bacana, ginásio cheio, cidade envolvida), Caxias do Sul anunciou hoje a desistência da próxima temporada. Motivo: falta de verba.

Muito se falará sobre a responsabilidade da Liga Nacional nisso, mas sinceramente acho que não é por aí, não. Caxias do Sul fica em um Estado gigantesco (Rio Grande do Sul), em uma região RECHEADA de grandes empresas, recebeu um aviso dois anos atrás, quando caiu na quadra e só permaneceu na divisão de elite devido a problemas de outras agremiações, mas infelizmente não plantou nenhuma semente de gestão / projeto de longo prazo.

Se o dinheiro não aceita desaforo, o esporte de alto nível também não. Pensando apenas no curto prazo, a equipe disputou uma temporada boa do NBB – e por aí ficou. Não pensou no futuro, na sustentabilidade do negócio, na criação de linhas diferentes de receita e ficará pelo caminho. Uma pena, uma pena realmente. Mas torço para que sirva de lição para as demais equipes.

Ter um timaço, hoje, está LONGE de ser ideal no esporte de alto rendimento. Ter um timaço, hoje, está também em colocar grandes peças do lado de fora da quadra. Uma boa equipe de marketing talvez valha mais, no longo prazo, que um troféu na estante de uma sala que pode ser fechada em um, dois anos.

Abaixo a nota publicada pela equipe:

"Após uma temporada espetacular, o Caxias do Sul Basquete comunica oficialmente a não participação na próxima edição do NBB. Como em quadra, não faltou garra, desejo e trabalho para que mais uma vez pudéssemos disputar a competição que vem desenvolvendo o basquete no Brasil. Infelizmente, os recursos captados não supriram as necessidades de uma temporada inteira. Agora entramos em um período de avaliações deste projeto vencedor para definirmos o nosso planejamento futuro. Queremos crescer e para isto optamos pela não participação na próxima edição do NBB como forma de manter o que já foi construído e conquistado até o presente momento e não colocar em risco a vida de um projeto de uma cidade inteira. Por isso deixamos o agradecimento verdadeiro ao nosso maior patrimônio, a nossa apaixonada torcida! Que sempre nos apoiou nos bons e maus momentos, lotando o Vascão e levando nossa equipe a frente. Uma espécie de sintonia única que uniu o grito das arquibancadas aos guerreiros que vestiam o manto. O Caxias do Sul Basquete tem torcida, tem história e tem futuro. Agradecemos a compreensão!"

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.