Topo

Bala na Cesta

Seleção Sub-21 estreia hoje no Sul-Americano contra o Chile - confira elenco e regulamento!

Fábio Balassiano

30/07/2018 05h36

Douglas Carraretto/LNB

Começa hoje em Salta, na Argentina, o campeonato Sul-Americano masculino Sub-21. A competição em si não vale vaga pra competição alguma, mas é uma chance de vermos em quadra as promessas do basquete nacional. Ao que tudo indica, o canal da FIBA no YouTube irá exibir as partidas, e a primeira do Brasil será nesta segunda-feira 18h15 contra a Chile.

De acordo com a Confederação Sul-americana (CONSUBASQUET), na fase inicial as seis equipes jogam entre si, em turno único. O primeiro e o segundo lugares fazem a grande final, agendada para 05 de agosto (domingo), às 21h (de Brasília).

Do elenco do técnico César Guidetti, se destacam Yago Mateus, campeão do NBB e um dos destaques do Paulistano, e Michael Uchendu, pivô gigantesco de Bauru, mas há outros excelentes valores como Gemadinha (Corinthians), Sena e Ruivo (Pinheiros) e Didi (Franca).

Embora o título sempre seja importante quando há uma seleção brasileira em quadra, no caso desta galera mais jovem tanto quanto o troféu vale a pena ficar ligado em como alguns destes rapazes que não recebem tanto tempo de quadra no NBB irão se portar com pressão, responsabilidade, vestindo a camisa da equipe nacional e assumindo protagonismo que quase nunca lhes é exigido nos times adultos durante a temporada (algo normal, pois, obviamente, são muito novos).

Vale a pena, também, dar um raro parabéns à FIBA, que organiza uma competição Sub-21 como há anos não fazia. É um degrau importante da carreira dos atletas (a passagem das categorias de base pra adulta), e certamente este intercâmbio internacional irá ajudar muito no futuro. Quanto mais partidas internacionais esses garotos tiverem, melhor será para eles.

Do elenco, são 11 jogadores de times do NBB e o ala-armador Caio Pacheco. Formado nas divisões de base do Palmeiras, ele joga atualmente no Bahia Blanca, time da Argentina. Sua equipe é a mesma que lapidou ninguém menos que Manu Ginóbili e Pepe Sanchez, dois ícones da geração dourada dos Hermanos.

Abaixo a lista de convocados do técnico César Guidetti:

ARMADORES: Yago Mateus (Paulistano), Felipe Ruivo (Pinheiros) e Caio Pacheco (Bahia Blanca – Argentina)
ALAS: Gemadinha, Didi (Franca), Danilo Sena (Pinheiros), Gui Bento (Corinthians) e Guilherme Abreu (Franca).
PIVÔS: Victão (Paulistano), Dikembe (Paulistano), Michael Uchendu (Bauru) e Zé Carlos (Mogi).

Por fim, a lista dos jogos:

30 de julho (hoje) – 18h15 (de Brasilia): Brasil x Chile
31 de julho (terça-feira) – 18h45 (de Brasília): Brasil x Uruguai
1º de agosto (quarta-feira) – 21h (de Brasília): Argentina x Brasil
3 de agosto (sexta-feira) – 18h45 (de Brasília): Brasil x Paraguai
4 de agosto (sábado) – 16h30 (de Brasília): Brasil x Peru

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.