Topo

Bala na Cesta

Paul George renova, e Thunder mantém esperança com núcleo da temporada passada

Fábio Balassiano

01/07/2018 02h54

A temporada de atração dos agentes-livres começou oficialmente às 00:01 dos EUA e inúmeras negociações já estão sendo divulgadas pelos Twitters dos jornalistas que cobrem a NBA por lá. A principal bomba até o momento veio mesmo de Oklahoma.

Ao contrário do que muita gente imaginava, inclusive eu na semana passada quando Carmelo Anthony renovou com a equipe, é que Paul George também assinou com o OKC. Pela bagatela de 137 milhões de dólares por 4 anos, o ala, cortejado por Lakers e mais meio mundo de franquias, permanece no Thunder ao lado de Melo e de Russell Westbrook. Incrivel e até certo ponto surpreendente já que na última semana ele abriu mão do seu último ano de salário garantido com o Oklahoma para teoricamente ouvir as propostas do mercado. Nem deu tempo de ouvir convites de outros times – George fechou antes com o time que o acolheu na temporada passada.

A manutenção de Paul George em Oklahoma não mexe o ponteiro apenas no OKC, mas também na vida de LeBron James. E isso é bem importante. James, que avisou ao Cleveland na sexta-feira passada que também testaria o mercado, poderia rumar para o Lakers, e certamente a presença de George poderia influenciar decisivamente em sua decisão. Sem outro craque de altíssimo calibre, fica difícil imaginar que o Rei, aos 33 anos, desembarque no time comandado por Magic Johnson como única grande peça no tabuleiro de xadrez para reverter o cenário ruim da franquia nos últimos anos.

Como ele mesmo publicou em seu Instagram (imagem abaixo), está acontecendo neste momento uma festa para mais de 500 pessoas em Oklahoma para festejar a sua permanência na cidade. A legenda da imagem é bem apropriada aliás: "Trabalho inacabado", alusão clara a pífia campanha do time na temporada passada (eliminação frustrante na primeira rodada do playoff para o Jazz) e ao que a equipe pode construir junta a partir de agora e por longa data.

Pelo visto o aprendizado recente na franquia Thunder surtiu efeito. O time, que perdeu a chance de ficar com Kevin Durant, James Harden e Russell Westbrook graças a teimosia e "pão durismo" do dono, que não quis pagar acima do teto para permanecer com um dos melhores trios da NBA, agora abre o cofre pra manter Russ, George, Carmelo e também Steven Adams, que possui contrato alto e longo com o OKC.

Vamos ver se, agora com todo mundo renovado, a comissão técnica do Thunder liderada por Billy Donovan consegue extrair o melhor de uma equipe que tem um potencial técnico absurdo mas que na temporada passada jogou muito abaixo do que poderia em termos coletivos.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.