Topo

Bala na Cesta

Ataque não funciona, e Brasil perde invencibilidade na Eliminatória com derrota na Venezuela

Fábio Balassiano

29/06/2018 21h25

Terminou há instantes a quinta partida da seleção brasileira masculina de basquete na Eliminatória do Mundial de 2019 da China. E terminou, com ela, a invencibilidade do time do técnico Aleksandar Petrovic.

Com uma atuação ofensiva ruim (36% nos tiros de quadra e 5/25 de fora), a equipe nacional perdeu, em Caracas, da Venezuela por 72-59. Mesmo com o revés, a seleção segue na liderança do grupo, agora com 4 vitórias em cinco jogos. Na segunda-feira, em Medellin, o rival é a Colômbia no final desta primeira fase da qualificatória.

A partida começou com o Brasil fora de sintonia e com a Venezuela abrindo 10-2 logo de cara. O time de Petrovic se recuperou, mas fechou a parcial perdendo de 17-13. Nos dez minutos seguintes, os donos da casa melhoraram, pisaram no acelerador e contaram com um ataque brasileiro sem tanta inspiração. No intervalo, 38-24 pros venezuelanos, que faziam a torcida local delirar.

Na volta do vestiário, nada de muito diferente do lado brasileiro apesar de inúmeras tentativas do técnico Petrovic, que mexia na equipe para encontrar a melhor formação. Mesmo assim o ataque parecia travado, sem se encontrar muito bem. A parcial de 17-10 fez a Venezuela rumar para o último período com uma confortável vantagem de 55-34.

Os dez minutos finais viram um Brasil melhor e anotando mais pontos (22) que a soma dos dois períodos anteriores. Isso, porém, foi insuficiente para que a diferença baixasse a ponto de permitir que o time de Petrovic chegasse muito perto do placar. No final, os 13 pontos de vantagem pra Venezuela e os 72-59 mostraram bem o que foi a partida.

Apesar de ter valores individuais melhores e mais conhecidos internacionalmente como Varejão, Huertas, Scott Machado e Vitor Benite, o time brasileiro não se encontrou na partida em nenhum grande momento.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.