Topo

Bala na Cesta

Melodrama em Oklahoma - Carmelo permanece e 'encurrala' o Thunder

Fábio Balassiano

25/06/2018 06h20

Não começou bem a temporada 2018/2019 pro Oklahoma City Thunder. No sábado a franquia foi avisada que o ala Carmelo Anthony, que teve um campeonato de 2016/2017 abaixo da crítica, ativará a cláusula de renovação automática em seu contrato. Com isso, o ala receberá módicos US$ 27,9 milhões pelos próximos 12 meses para jogar no OKC ao lado de Russell Westbrook e Steven Adams.

A notícia, obviamente, é bem ruim para o plano do Thunder. Em primeiro lugar porque Carmelo não é nem sombra do jogador que já foi na NBA. Não marca absolutamente nada e nem ninguém, vive apenas das jogadas de um-contra-um (e seu percentual de conversão de arremessos está em 40%) e decididamente não aprendeu o que é o jogo coletivo que faz tão bem ao basquete.

Os melhores momentos do Oklahoma em 2017/2018, aliás, foram quando ele não esteve em quadra ou quando jogou como atua na seleção norte-americana – esperando os passes para chutar livre. E isso diz muito sobre quão supérfluo e quão "retrógrado" é o jogo de Carmelo Anthony hoje em dia. Não deixa de ser uma pena, mas foi o caminho que ele mesmo escolheu ao não evoluir praticamente nada desde que entrou na NBA há mais de uma década.

Pior do que a permanência é o valor da mesma. Pagando quase US$ 100MM para ele, Steven Adams e Westbrook, o OKC se vê quase que impossibilitado de brigar por Paul George, que pode ser agente-livre a partir da próxima semana. Sem ter como oferecer um imenso bolo de dinheiro, o Thunder pode ver um dos melhores jogadores da NBA mudando-se para a vizinhança do Oeste (leia-se Lakers) rapidinho, rapidinho.

Está meio claro que o Thunder terá mesmo que montar o seu futuro em torno de Westbrook e Adams. A dúvida é: a partir de quando isso irá acontecer? E com quem? Pelo visto, a diretoria só terá flexibilidade a partir de 2019/2020, já que com Carmelo Anthony por lá não há perspectiva de melhora e espaço na folha salarial.

Sam Presti sempre foi considerado um gênio nas trocas e nos Drafts desde que assumiu como gerente-geral do Oklahoma City Thunder em 2007. Mais do que nunca seu talento será testado a partir de agora.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.