Topo

Bala na Cesta

Durant tem atuação magnífica e Warriors abrem 3-0 pra se aproximar do título da NBA

Fábio Balassiano

07/06/2018 00h19

De um lado LeBron James com um triplo-duplo (33 pontos, 11 rebotes e 10 assistências, o décimo da sua carreira em finais). Do outro, 43 pontos (15/23 nos arremessos) em uma atuação magnífica de Kevin Durant. No final, a vitória do Golden State Warriors nesta quarta-feira em Cleveland por 110-102 em um jogaço fez com que a franquia de Oakland abrisse 3-0 na série final melhor de sete partidas da NBA, ficando a apenas uma vitória do terceiro título em quatro anos (o segundo seguido). O jogo 4 será na sexta-feira, às 22h, também em Ohio.

É inevitável, mas vale lembrar que na história da NBA NUNCA um time saiu de 0-3 para virar uma série de playoff para 4-3. Tudo bem que do lado do Cavs está LeBron James, um dos melhores jogadores do planeta e um ser que tem levado este Cleveland absurdamente nas costas durante toda temporada, mas parece quase impossível que o time de Ohio consiga reverter um duelo que perde de 3-0 mesmo tendo jogado muitíssimo bem nesta quarta-feira na Quicken Loans Arena.

Outro ponto importante de se mencionar é que na sexta-feira o mundo poderá estar vendo o último jogo de LeBron James com a camisa do Cleveland Cavs. Sem contrato ao final da temporada, o astro pode optar por sair de Ohio e rumar para outra franquia da NBA (Lakers e Sixers já surgem como bastante interessados no camisa 23). A julgar pelo que seus atuais companheiros (não) estão lhe oferecendo de ajuda, é bem possível realmente que James pense em não permanecer como um Cavalier para 2018/2019.

O primeiro período começou e o Cleveland foi dando a impressão que a história seria realmente diferente. O time abriu vantagem logo de cara, viu Kevin Love "sair das trevas" (15 pontos no primeiro tempo), mas aos poucos, como aliás tem acontecido na série absolutamente inteira, viu o Golden State, que voltou a contar com Andre Iguodala (lesionado desde a final da conferência Oeste contra o Rockets), reagir mesmo com uma performance trágica na noite inteira do duo Steph Curry e Klay Thompson (3/16 do primeiro e 4/11 do segundo nos arremessos no total pros Splash Brothers). Com 29-28, os Cavs largavam na frente e viam LeBron James em estado realmente de graça. Veja abaixo o lance fantástico de LBJ no começo da partida.

No segundo quarto o Golden State piorou, o Cleveland melhorou, mas de novo a vantagem que a franquia de Ohio tinha na quadra não era refletida no placar. Com 58-52 ao final dos primeiros 24 minutos, muita gente esperava o que o Warriors aprontaria no quase sempre mortífero terceiro período da equipe.

E aconteceu mais uma vez. Com 31-23 na volta do vestiário o Golden State passou a comandar as ações, dominando principalmente os rebotes, evitando que o Cleveland tivesse segundas oportunidades, e colocando a bola definitivamente nas mãos de Kevin Durant, o único jogador do time que teve mais de 11 pontos nesta quarta-feira. Beira o inacreditável que quando você tenha Curry e Thompson tão mal assim como nesta quarta-feira seu time ainda tenha armas para sair vencedor em uma partida final da NBA. Mas com esse galáctico Golden State do técnico Steve Kerr é o que realmente acontece. Após 36 minutos, 83-81 pro Warriors, que já deixava a Quicken Loans Arena muda com a possibilidade de vitória do time visitante.

O último período veio, e o nervosismo tomou conta do Cleveland sobretudo nos três minutos finais. O placar estava empatado, e se de um lado a bola de Kevin Durant mal roçava o aro, caindo de forma límpida e tranquila, do outro o Cavs cometia um festival de erros e arriscava de longe como se não houvesse amanhã (9/31 de fora) mesmo com um péssimo aproveitamento.

LeBron James tentava colocar o time nas costas mais uma vez, mas no segundo tempo Kevin Love, sem surpresa, sumiu (apenas cinco pontos nos 24 minutos finais, um absurdo para um All-Star!) . A um minuto do final, a punhalada final do Warriors no Cleveland veio das mãos de Durant, o fabuloso camisa 35 que terminou a partida com 43 pontos, 13 rebotes e 7 assistências.

No final, 110-102 para o Warriors, que agora tem 3-0, está a apenas uma vitória do título e mostra que por mais que LeBron James seja um fenômeno, e é mesmo, nem mesmo ele consegue vencer uma decisão de NBA quando do outro lado há jogadores como Steph Curry, dominante nas duas primeiras partidas, e Kevin Durant, espetacular na partida 3 desta noite.

Viu o jogo? Gostou? Alguma chance do Cavs fazer essa série ser prorrogada?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.