Topo

Bala na Cesta

Cinco motivos pra não perdermos as finais da NBA que começam hoje à noite

Fábio Balassiano

31/05/2018 03h00

A final da temporada 2017/2018 da NBA começa nesta quinta-feira em Oakland repetindo a dose dos três últimos anos. Golden State Warriors e Cleveland Cavs fazem a quarta decisão seguida, recorde histórico da liga, a partir das 22h (a ESPN exibe com Rômulo Mendonça narrando dos EUA inclusive) e apesar de parecer repetitivo há muita coisa nova e diferente em jogo. O blog elencou cinco itens para ficarmos de olhos bem abertos a partir de hoje, quando as duas melhores franquias da atualidade se enfrentam. Vamos lá:

Tudo sobre a final da NBA em áudio – clique aqui e ouça o Podcast BNC especial da decisão entre Cavs e Warriors

1) LeBron James – Mesmo vindo do time não favorito ao título (o Cavs), LeBron é o principal nome da final e me arrisco a dizer que só há um confronto real por causa dele. Time por time o Warriors é centenas de vezes melhor que o Cleveland, e apenas a presença do ala faz com que a franquia de Ohio possa minimamente pensar no caneco. LBJ é o atleta mais dominante desse playoff (34 pontos, 9,2 rebotes e 8 assistências de média, algo absurdo!), tem jogado uma barbaridade e mesmo aos 33 anos tem feito partidas em que atua pelos 48 minutos – como foi a última em Boston onde obviamente e naturalmente saiu atordoado de tanto cansaço. A dúvida é se o "carregador" LeBron, que colocou o Cleveland nas costas a temporada INTEIRA, tem força pra mais uma tarefinha neste sentido – que seria derrubar os atuais campeões da NBA sem uma razoável ajuda de seus companheiros.

2) Quem marca LeBron? – Se LeBron é o principal nome da série, fica a pergunta sobre quem do Golden State Warriors defenderá o astro do Cleveland. O principal nome para a função, Andre Iguodala, está lesionado e já não joga a primeira partida. O nome mais recomendável seria Klay Thompson, melhor marcador do quinteto titular do Warriors mas bem menos forte que LeBron. É bem provável que Steve Kerr, o técnico da franquia de Oakland, reveze a marcação ao camisa 23 com Klay, Kevin Durant, Draymond Green e até mesmo Shaun Livingston, armador reserva. E dá pra dizer que nenhum atleta do atual campeão conseguirá deter LeBron, que vive fase exuberante.

3) A dinastia Warriors – Pela quarta vez na final da NBA de forma consecutiva, o Golden State pode conquistar o seu terceiro troféu com esse seu núcleo fantástico comandado pelo técnico Steve Kerr. Time formado através do Draft (Klay Thompson, Steph Curry e Draymond Green vieram de lá – "panela" é outra coisa, gente…), os Warriors introduziram uma nova forma de jogar na liga, que cada vez mais se adequa ao "Golden State way of life", e tem tido absurdo sucesso com isso. Para configurar uma verdadeira dinastia, falta ao time o famoso back-to-back, ou seja, títulos em anos consecutivos, algo que não ocorreu com eles e que não acontece na NBA desde o Miami Heat de LeBron James em 2012 e 2013.

4) Um MVP das finais diferente? – Nos três últimos anos que essas franquias se encontraram, três atletas foram escolhidos os MVP's das finais. Andre Iguodala (2015), LeBron James (2016) e Kevin Durant (2017). Será que em 2018 o melhor dos playoffs será diferente? Vale lembrar que um dos melhores jogadores da atualidade, Steph Curry, ainda não voltou com este troféu pra casa. Reforço, também, o fato de apenas uma vez na história o MVP das finais ter saído do time não vencedor (Jerry West em 1969 pelo Lakers, que perdeu a decisão pro Celtics). Será que, caso o Cleveland perca, a liga daria o troféu pra LeBron James?

5) A última vez de Tyronn Lue no comando do Cleveland? – Contestado do começo ao fim da temporada, o técnico do Cavs se vê na corda bamba desde sempre e na real da real só está no cargo porque LeBron James ainda o banca. Sua performance como treinador do Cavs é, de fato, fraquíssima. Campeão com o time no milagre operado em 2016, quando a equipe saiu de 1-3 para vencer a série em 4-3 (pela primeira vez na história das finais isso ocorreu), Lue sabe que apenas um improvável anel de campeão em 2018 o mantém no cargo. Ainda mais com a ameaça de perder LeBron, o que é possível de acontecer ao final do campeonato. O duro pra Lue, pra ser justo, é que se em 2016 LeBron James tinha Kyrie Irving para ajudá-lo neste ano a parada é toda com ele, o ala, mesmo.

E quem será que vence o primeiro duelo logo mais em Oakland? E quem fica com o troféu? Meu palpite é que o Golden State leva hoje e que vença a final por 4-2. E vocês?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.